Desportiva e Botafogo tem em seus currículos dois dos maiores recordes no Brasil de partidas sem derrotas, a Desportiva ficou 51 partidas sem derrota, já o Botafogo ficou 52 partidas (Flamengo-RJ também possui 52 partidas). Nos confrontos levantados pelo blog, temos 12 partidas entre amistosos, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil , com 03 vitórias da Desportiva, 03 empates e 06 derrotas, com 13 gols marcados contra 20 gols sofridos.
Os confrontos
A primeira partida ocorreu em 1967 e quem comemorou foi a Tiva, vencendo por 1x0 em 23 de julho no Araripe, gol de Maurélio justamente no período onde ficamos 51 partidas sem saber o que era derrota (343 dias). Uma informação interessante é a avaliação sobre o plano tático do Botafogo..."O Botafogo Jogava com Rogério, Jairzinho e Roberto Miranda à frente e no meio campo com Carlos Roberto, Gerson e Paulo César Caju, sendo que Jairzinho e Roberto Miranda cabeceavam muito bem. Como o meu volante não era bom cabeceador e o lateral direito Humberto Monteiro (com 19 nos na época) era muito bom na cabeça, optei pela chegada do lateral para a área a fim de pegar o Roberto Miranda ou o Jairzinho, enquanto o quarto-zagueiro ficava com o outro, sobrando o zagueiro de área pela direita, Mateus. O armador da Desportiva pela direita era o ponta Maurélio que vinha pegar o Paulo César Caju, neste caso, o volante Wilson podia sair tranquilo no Gerson, enquanto o outro meio de campo, Dominguinhos, pegava o Carlos Alberto, contando ainda com a ajuda do ponteiro-esquerdo Fraga que fazia o papel de quarto-homem de meio campo". Trecho do livro "Futebol : dos Alicerces ao Telhado", de Paulo Emílio, treinador grená nesta partida e nas outras tantas de invencibilidade.
Escalação Desportiva Ferroviária : Edalmo, Humberto Monteiro, Alcione, Roberto Almeida, Mateus, Maurélio, Wilson, Dominguinhos, Silvinho, Fraga e Bezerra. Técnico : Paulo Emílio.
Escalação Botafogo : Manga, Rogério, Zé Carlos, Moreira, Waltencir, Aírton, Jairzinho, Roberto Miranda, Carlos Alberto, Gerson, Paulo César Caju.
Técnico : Mário Jorge Lobo Zagallo.
Em 1968 novo amistoso, este em 10 de agosto e o placar empate em 1x1 no Engenheiro Araripe.
autor do gol da vitória |
Em 1971 a Desportiva tinha um desafio imenso pela frente, os chamados "Tricampeões" , o apelido vinha dos 4 jogadores campeões mundiais pelo Brasil na Copa do México em 1970, Carlos Alberto Torres, Brito, Jairzinho e Paulo César, sem contar Rogério e Carlos Roberto que só não foram a Copa do Mundo devido lesões pouco antes da convocação final, o Botafogo era praticamente uma seleção, e ainda para melhorar a confiança dos cariocas, o clube não perdia a um bom tempo nos gramados brasileiros, mas quem jogou como tricampeão foi o time da Desportiva, que não só jogou muito bem como derrotou o Botafogo por 2x0 com gols de Noé e Lincoln, pelo lado dos adversários Paulo César Caju ficou tão impressionado com o desempenho de Edalmo na meta grená, que naquele jogo simplesmente pegou tudo e um pouco mais, que chegando ao Rio de Janeiro deu a declaração "se Edalmo manter este nível merecia chance na seleção".
"Nem os campeões do mundo pararam a fúria grená" assim estampava os jornais no dia seguinte valorizando esta grande vitória !
Em 1973 novo amistoso, e mais uma vez o Botafogo não conseguia derrotar a equipe grená, o empate em 1x1 em 31 de janeiro no Eng Araripe era nossa 4ª partida sem derrota para os cariocas e o melhor com duas vitórias a nosso favor.
Porém em se tratando de competições oficiais a Desportiva jamais derrotou o Botafogo, nas 4 partidas oficiais, duas pelo rasileiro e duas pela Copa do Brasil foram 3 derrotas e 1 empate. A primeira vez em competições oficiais aconteceu em 6 de junho de 1974 pelo campeonato brasileiro no estádio Engenheiro Araripe em um sábado, a vitória foi carioca, e o jogo foi bem movimentado, a Desportiva abriu o placar com Evandro aos 16 minutos do 1° tempo, a primeira etapa terminou mesmo com este 1x0, mas o resultado parcial não mostrou o que foi a partida, com várias chances de gol perdidas de ambos os lados o 1x0 foi pouco. O segundo tempo começou de forma alucinante com Zezinho Bugre marcando 2x0 no placar logo aos 4 minutos, nem o mais otimista grená esperava um 2x0 no placar frente ao Botafogo, porém nem o mais pessimista esperava o que viria a seguir, o Botafogo diminuiu aos 9 minutos com Fischer, e aos 15 Nilson Dias empatou, deixando o time grená baqueado com o empate tão repentino, a partida não parou por aí, 8 minutos mais tarde veio a virada alvinegra com Puruca que entrou no decorrer da partida e marcou o gol de selou a vitória do Botafogo em 3x2, a Desportiva perdia um jogaço que ficou na memória de quem assistiu esta partida.
Evandro marcou o 1º gol grená |
A segunda partida em competições oficias não lembrou em nada a de 74, no brasileiro de 1981 o Botafogo atropelou a Desportiva por 4x0 dentro de casa, Mendonça aos 18 deu início a única goleada neste confronto, aos 43 ele novamente marcou o 2º gol, já na segunda etapa Serginho aos 19 fez o 3º e Mirandinha aos 21 fechou a goleada, lembrando que esta foi a única vez em que uma equipe saiu goleada no confronto.
Zezinho também já marcou o seu nos confrontos |
As duas ultimas partidas em competições oficiais foram em 1990, pela 1ª fase da Copa do Brasil, a ida aconteceu no Araripe em 22 de junho, desta vez quem marcou primeiro foi o Botafogo aos 4 minutos com Paulo Roberto de pênalti, a Desportiva não se abateu e buscou o empate aos 31 minutos com Chiquinho, o autor do primeiro gol capixaba na Copa do Brasil, em 1973 na vitória por 2x0 frente ao Sergipe Zezinho Bugre marcou o primeiro gol capixaba na série A do brasileiro, mostrando que a Desportiva é predestinada a marcar história para o futebol capixaba. O empate fazia a Desportiva ir com a obrigação de partir para cima do Botafogo fora de casa. E lá se foi a Desportiva no dia 27 de junho para cima do Botafogo, sem medo e conseguiu logo aos 12 minutos abrir o placar com Carlinhos Mineiro, agora a vantagem era da Tiva, porém não durou muito Wilson Gotardo empatou tudo aos 17, a nossa vaga na próxima fase durou 5 minutos, o jogo seguiu sem mexer o placar na 1ª etapa...No segundo tempo o jogo era igual as duas equipes tendo chances de marcar, mas nada de gols, quando eram 39 minutos eis que o time carioca marca 2x1 com Djair, evitando que a classificação seja decidida nos pênaltis...A Desportiva restava marcar seu segundo gol e se classificar pelo critério de gols marcados fora de casa, e já depois dos 45 a Tiva "meteu" uma bola na trave, por pouco não se classificava eliminando o Botafogo dentro de casa, o que fica de consolo é o chamado "cair de pé" , o Botafogo seria eliminado nas Oitavas pelo Bahia, clube que jamais nos derrotou.
Em 2006 e 2007 mais dois amistosos, ambos terminaram com derrota grená por 3x1. Em no Eng Araripe o placar foi vitória do clube carioca, Zé Roberto aos 2 minutos, André Lima aos 5 e Diguinho aos 44 do segundo tempo marcaram, Douglas descontou para a Desportiva aos 47 do segundo tempo.9 os gols podem ser vistos no vídeo logo adiante nesta postagem.
A última partida aconteceu em 23 de janeiro de 2016, no Estádio Estadual Kleber Andrade as duas equipes se enfrentaram em partida amistosa, com dois gols de Willyan a Desportiva venceu por 2x1, esta partida marcou a estreia do uniforme verde e amarelo em homenagem a Nelson Mandela que 25 anos atrás fez um discurso no Estádio Engenheiro Araripe da Desportiva(estádio que completou 50 anos de inauguração dia 16/01/16.(Gols no fim da postagem).
23 julho 1967
Amistoso interestadual
Desportiva 1x0 Botafogo
Local : Engenheiro Araripe
10 de agosto 1968
Amistoso interestadual
Desportiva 1x1 Botafogo
Local : Engenheiro Araripe
23 de março 1971
Amistoso interestadual
Desportiva 2x0 Botafogo
Gols : Noé e Lincoln
Local : Engenheiro Araripe
31 de janeiro 1973
Amistoso interestadual
Desportiva 1x1 Botafogo
Local: Engenheiro Araripe
06 de abril 1974
Campeonato Brasileiro Série A
Desportiva 2x3 Botafogo
Local : Engenheiro Araripe
18 de janeiro 1981
Campeonato Brasileiro série A
Desportiva 0x4 Botafogo
Local : Engenheiro Araripe
15 de abril de 1984
Amistoso Interestadual
Desportiva 1x1 Botafogo
Local : Engenheiro Araripe
22 de junho 1990
Copa do Brasil
Desportiva 1x1 Botafogo
Local : Engenheiro Araripe
27 de junho 1990
Amistoso Interestadual
Desportiva 0x1 Botafogo
Engenheiro Araripe
29 de junho de 2006
Amistoso interestadual
Desportiva 1x3 Botafogo
Desportiva 1x3 Botafogo
14 de janeiro 2007
Amistoso Interestadual
Desportiva 1x3 Botafogo
Local : Engenheiro Araripe
Amistoso Interestadual
23 de janeiro de 2016
Desportiva 2x1 Botafogo
Local : Engenheiro Araripe
Nenhum comentário:
Postar um comentário