Algo curioso é que mesmo Edmar possuindo mais de 100 jogos pela Desportiva ele não aparece na lista de recordistas, em 1980 foi por apenas uma partida ele não encabeçou os recordistas, mas isso pouco importa já que é o 2º jogador que mais defendeu a pesadíssima camisa grená.
Campeonato Brasileiro de 1973
Nélson Souza que era lateral é o primeiro da lista, é também o jogador com mais partidas em um mesmo ano com a camisa da equipe grená de Jardim América, foram 26 partidas naquele ano, ele esteve presente em todas as partidas da equipe grená naquela estreia na Série A do Brasileiro. Elci, Wilson Pereira e Zezinho Bugre ficaram logo atrás com 25 partidas.
Campeonato Brasileiro de 1974
Neste ano Juci foi o grande recordista, o defensor que marcou histórica no clube disputou 19 partidas seguido de perto por Zezinho Bugre com 17. Juci esteve presente em todas as partidas da equipe naquele ano de 74.
Campeonato Brasileiro de 1982
Vamos a lista ano a ano.
Campeonato Brasileiro de 1973
Nélson Souza que era lateral é o primeiro da lista, é também o jogador com mais partidas em um mesmo ano com a camisa da equipe grená de Jardim América, foram 26 partidas naquele ano, ele esteve presente em todas as partidas da equipe grená naquela estreia na Série A do Brasileiro. Elci, Wilson Pereira e Zezinho Bugre ficaram logo atrás com 25 partidas.
Campeonato Brasileiro de 1974
Neste ano Juci foi o grande recordista, o defensor que marcou histórica no clube disputou 19 partidas seguido de perto por Zezinho Bugre com 17. Juci esteve presente em todas as partidas da equipe naquele ano de 74.
Campeonato Brasileiro de 1975
Neste ano temos mais um jogador do setor defensivo, agora e a vez de Edalmo, goleiro grená disputou 15 partidas. Edalmo só não disputou a última partida em que a Desportiva goleou o Americano em Campos por 3x0.
Campeonato Brasileiro de 1976
Neste Brasileiro pela primeira vez dois jogadores foram recordistas, Augusto e Celso Alonso entraram em campo 11 vezes, atrás deles na lista aparecem Orlando, Ari, Evandro, Carlinhos e Sérgio todos com 10 participações. Celso Alonso só ficou de fora de uma partida, e logo no clássico contra o Rio Branco que a Desportiva venceu por 2x1 gols de Moreira e Valmir. Já Augusto esteve de fora da partida diante do Grêmio no Rio Grande do Sul. Lembrando que eram mais dois do setor defensivo ambos laterais.
Campeonato Brasileiro de 1977
Algo inédito neste nacional, pela primeira vez um jogador do setor ofensivo era o recordista de participações. Orlando disputou todas as 20 partidas da Tiva neste nacional, Suemar veio em seguida com 18.
Orlando ainda anotou 5 gols. Na vitória por 2x1 sobre Vitória-ES no clássico capixaba, nos 3x1 sobre Vitória-BA, nos 3x1 sobre o Confiança-SE, e sua vítima deste ano foi o Sergipe-SE onde ele marcou duas vezes, uma no empate em 1x1 e outra na bela goleada por 4x1 em plena casa do rival.
Campeonato Brasileiro de 1978
Neste ano Suemar lateral e Samuel guarda metas foram os recordistas com 16 jogos cada, eles estiveram em campo em todas as 16 partidas da equipe. Menção honrosa para o atacante Vanderlei que só ficou de fora da estréia da equipe sendo autor de 2 gols durante a competição.
Samuel e Suemar disputaram as mesmas partidas
Lista de Jogos
Desportiva 0x0 Goiás/GO
Desportiva 0x0 Rio Branco/ES
Desportiva 1x0 Operário/MS
Desportiva 0x1 Corinthians/SP
Desportiva 2x0 Dom Bosco/MT
Santos/SP 1x1 Desportiva
Desportiva 0x0 Brasília/DF
Vila Nova/GO 2x0 Desportiva
Anapolina/GO 2x1 Desportiva
Comercial/MS 0x0 Desportiva
Misto/MS 3x0 Desportiva
Desportiva 2x0 Vila Nova/GO
Desportiva 2x1 Rio Branco/ES
Desportiva 0x2 Anapolina/GO
Comercial/MS 1x0 Desportiva
Dom Bosco/MT 2x1 Desportiva
Campeonato Brasileiro de 1979
Este nacional marcou um recorde de nomes. Samuel e Suemar que estavam na lista anterior retornam agora com a companhia de Evandro o Leão do Jardim e Vanderval que disputaram todas as 16 partidas grenás naquele Brasileiro. Evandro inclusive anotou o seu na goleada por 4x0 sobre o São Paulo/RS marcando ponto positivo para o setor do meio campo que contou com 2 nomes..
Suemar, Samuel, Evandro e Vanderval
Lista de jogos
Grêmio Maringá/PR 2x0 Desportiva
São Paulo/RS 1x2 Desportiva
Desportiva 0x0 Chapecoense/SC
Desportiva 2x0 Operário/PR
Desportiva 1x0 Criciúma/SC
Brasil/RS 1x1 Desportiva
Desportiva 2x0 Caldense/MG
Colatina 0x0 Desportiva
Desportiva 2x1 Caxias/RS
Desportiva 2x2 Internacional/SP
Desportiva 2x1 Anapolina/GO
Goytacaz/RJ 0x1 Desportiva
Desportiva 1x0 Atlético/PR
Caldense/MG 1x0 Desportiva
Internacional/RS 4x0 Desportiva
Desportiva 4x0 São Paulo/RS
Campeonato Brasileiro de 1980
Neste ano o recordista foi Edson também do setor defensivo, ele esteve em campo em todas as 18 partidas da equipe grená. Logo em seguida vieram Edmar, Vicente Paixão, Dario e Botelho atacante bola de Prata a competição. todos com 17 jogos.
Campeonato Brasileiro de 1981
Duas gratas surpresas neste nacional. Uma foi Vicente Cruz a experiência a serviço da Tiva ao seu lado Geovani com apenas 17 anos de idade mas já com atitude de craque veterano disputaram ambos as 9 partidas grenás naquele ano. Vicente Cruz e sua experiência foram importantíssimas na partida diante do Corinthians no Pacaembu quando os paulistas venciam a partida por 2x0 com menos de 20 minutos de jogo, aos 28 Vicente descontou para a Tiva que na segunda etapa através de Londrina deixou tudo igual encerrando no 2x2 placar final. Vicente Paixão e Rogério disputaram 8 partidas.
Vicente Cruz e Geovani
Lista de Jogos :
Desportiva 0x4 Botafogo/RJ
Desportiva 0x1 Pinheiros/PR
Grêmio/RS 2x0 Desportiva
Corinthians/SP 2x2 Desportiva
Desportiva 0x2 Operário/MS
Desportiva 2x2 Brasília/DF
Goiás/GO 2x0 Desportiva
Galícia/BA 1x0 Desportiva
Desportiva 0x1 Portuguesa/SP
Campeonato Brasileiro de 1982
Neste Brasileiro um recorde com 5 nomes na lista. Sendo Rogério goleiro, Gabriel zaga, Batalha, Dario e Naldo atacantes. Todos eles entraram em campo 9 vezes. Naldo anotou 3 gols, 2 na vitória por 4x2 sobre Vitória em Salvador e 1 na vitória histórica sobre Grêmio que seria Campeão Mundial meses depois. Dario anotou 4 tentos, 1 nos 4x2 sobre o Vitória em Salvador, na derrota por 2x1 para São José/SP e 2 em novo triunfo contra o Vitória/BA. Batalha anotou 2, 1 também nos 4x2 contra o Vitória/BA e 1 no fatídico 7x1 sofrido diante do Atlético/MG.
Campeonato Brasileiro de 1985
Em 1985 mais uma vez a defesa foi a recordista, Rogério disputou todas as 22 partidas da Desportiva no brasileirão ficando atrás apenas de Nélson Souza com 25 como quem mais jogou em um mesmo torneio.
Campeonato Brasileiro de 1993
No ultimo ano da nossa Tiva e do Espírito Santo na Série A desde então, o nome que ficou marcado como recordista é o de Barbosa, o meia que entrou em campo 14 vezes naquele certame, marcou 3 gols, na derrota por 4x1 para o América/MG, a de 2x1 para o Criciúma, marcou também na vitória por 1x0 sobre o União São João/SP a última capixaba na elite brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário