Translate

3 de setembro de 2020

Maiores goleadas da Desportiva na Copa Espírito Santo


A partir de 2003 a Federação de Futebol do Espírito Santo implementou em seu calendário a Copa Espírito Santo, ela foi uma forma de deixar as equipes em atividade no segundo semestre no futebol capixaba, e evitar que as equipes jogassem apenas 3 meses durante o ano como era comum de acontecer, principalmente no interior onde as equipes montavam elencos apenas para competir no Campeonato Capixaba que geralmente segurava de 3 a 4 meses. Em se tratando de Desportiva, somos Bicampeões, conquistamos os títulos de 2008 e 2012 ambos contra o Rio Branco, ainda temos o vice em 2011. São mais de 130 partidas, metade delas saímos de campo vencedores, em várias aplicamos goleadas, umas delas históricas, aqui listaremos as maiores.



Serra 1x4 Desportiva 2011

No retorno da Tiva as tradições como a Desportiva Ferroviária um  adversário que sempre deu muito trabalho no período de clube empresa, mas esta partida no Robertão a Tiva não tomou conhecimento do rival e aplicou 4x1 ressuscitando o fantasma de 2000 quando a Tiva goleou o Serra por 3x0 e conquistou o título estadual. Dênis, Thiago (Douglas), Devid, Tony (Suel), Giovane Silva, Diogo, Gilmar, Arpini, Léo Oliveira (Raí), Flávio e Pablo. Técnico: Mauro Soares. Assim foi a campo a locomotiva grená. As coisas tiveram início promissor com Gilmar marcando 1x0 logo aos 15 um golaço de fora da área, mesmo com Gil empatando aos 26 depois de um frangaço de Dênis a Desportiva não mudou sua forma ofensiva de jogar, e foi premiada aos 42 através dos pés de Arpini. Na 2ª etapa os times tiveram mais espaços afinal Matheus e Claudião pelo Serra, David e Pablo pela Desportiva foram expulsos. Aos 30 Gilmar em noite de artilheiro fez 3x1 e Flávio ao 39 fechou o caixão serrano marcando 4x1, a Desportiva colocava os dois pés na 2ª fase de quebra eliminava o Serra.



Vilavelhense 1x4 Desportiva 2016

2016 a Tiva goleou o Vilavelhense por 4x1. Naquele 20 de setembro no Araripe a Desportiva  jogou com: Victor Coutinho; Lucas Valim, Rodrigo Lacraia, Erwin e Anderson Tasca; Brian, Thiago e Rominho; Paulo Vitor (Alexandre Acerola), Madison (João Vitor) e Rael. Técnico: Léo Oliveira. Anderson Tasca aos 35 do 1º tempo abriu a porteira, Rael aos 9 de pênalti, Alexandre Acerola aos 26 e Rael novamente aos  aos 33 anotaram os 4 tentos. No ultimo lance praticamente o Vila descontou.


Castelo 1x4 Desportiva 2017 e 2018

Em 2014 no dia 17 de agosto a Desportiva foi até Emilio Nemer em Castelo e retornou com uma vitória de 4x1 sobre o rival. Escalada com : Felipe; Kelvin, Willyan, Eron e Tatá; Thiago, Tabata, Mádisson (Léo Oliveira), Ivan e Erivelton (Gabriel); Júlio Cesar (Márcio Tuta) Tec Severos Vevé. A Tiva começou a goleada com Willyan logo aos 7 minutos, Erivelton ampliou com gol raro de se ver, o gol olímpico  aos 30 min. David Jardim descontou  aos 23, mas Léo Oliveira 10 minutos depois e Kelvin aos 43 de pênalti fecharam o placar da vitória com sabor de vingança, pois no estadual daquele ano a Desportiva havia sofrido este placar contra o mesmo rival em Vargem Alta. 



4 anos depois outro 4x1, novamente em Castelo no Estádio Emilio Nemer, em 16 de setembro. Desportiva foi a campo com: Pedro, Anderson Sorriso, David, Rafael Olioza, Anderson Santana, Marco Antônio(Ratinho), Dinda(Gean Miller), Madisson, Willy, Edinho e Weltinho(Mjarcos Vinicius). Técnico : Vevé. os gols só foram sair na 2ª etapa. Ratinho aos 04 minutos, Edinho aos 18 minutos, Willy aos 40 minutos e David aos 45 minutos abriram 4x0. Telo descontou aos 47 do 2º tempo.


                                       

Cachoeiro 0x4 Desportiva 2003

Em sua primeira participação a Tiva já inaugurou a lista de grandes goleadas, em 30 de novembro no Moreira Rebello em Cachoeiro de Itapemirim. Léo Oliveira foi o grande destaque marcando duas vezes, Faioli e Maroni (contra) também foram as redes.



Linhares 0x4 Desportiva 2017

No dia 27 de agosto no returno o Linhares foi até o Araripe jogar como mandante, mas o que se viu foi a Desportiva se sentindo em casa (sic). Com: Felipe (Edgar),Anderson Sorriso (Brian), Rodrigo Lacraia, David, Erick Daltro, Vinícius, Zizu e Edinho (Lucas Valim), Teco, Madison e Diego Neves. Técnico: Rafael Soriano. A Tiva começou atropelar as 8 minutos de jogo com David, mas depois do começo elétrico e ofensivo só saiu gol na segunda etapa, Teco aos  7 minutos, Madison  aos 23 minutos e Diego Neves aos 28 minutos de pênalti  construíram a goleada grená, lembrando que o Linhares já havia sofrido um 3x0 para a Tiva no turno.



Rio Branco 0x5 Desportiva 2003
Humilhação resume esta partida, em 07 de dezembro daquele ano a Desportiva chegava apenas para cumprir e com time recheado de garotos, já o rival chegava brigando pelo título dependendo apenas do empate para levar o returno e disputar a final contra o Estrela do Norte campeão do turno, mas o que se viu em campo foi uma Desportiva passeando e humilhando o maior rival sem piedade alguma. Muito se ouviu durante a semana por parte dos rivais, tanto torcedores como os próprios jogadores que davam a vitória como certa. A maior motivação da garotada grená era que esta equipe jogaria a Taça São Paulo 2004, com exceção de Léo Oliveira que já havia "estourado" o limite de idade para jogar esta competição,  O show começou com André aos 10 minutos de partida após chute da entrada da área sem chance de defesa. Ronaldo ampliou aos 31 minutos após Léo tirar dois da jogada dentro da área. 01 minuto depois Léo Oliveira entrou em velocidade e ampliou o placar com um golaço por cobertura, a primeira etapa terminava 3x0 para a Desportiva e o Rio Branco mais uma vez morrendo na praia consequentemente, em 2003 já eram 18 anos sem ganhar absolutamente nada! A segunda etapa veio e com ela mais um golaço de Léo Oliveira, que entra dribla o goleiro Chico duas vezes antes de marcar  4x0 aos 18 minutos de jogo. A essa altura da partida a torcida grená já gritava "olé" e os rio branquenses já deixavam o estádio, coisa que se tornou corriqueira nos clássicos, quando aos 33 Leozinho com requintes de crueldade marca mais um golaço  fechando de vez o caixão com um chutaço de fora da área...Desportiva 5x0 Rio Branco placar final. Desportiva foi a campo com Walter, Fábio, Marcelo, Bill, Adré, Robson, George(Gil), Leozinho, Ronaldo, Faioli e Léo Oliveira, o treinador era Marcos Nunes. Lembrando que neste mesmo ano esta equipe da Desportiva mostrou que tinha DNA ofensivo aplicou  6x1 no Villa Nova em Minas Gerais sendo a maior goleada da Tiva em competições nacionais.



Desportiva 5x0 Castelo 2017
Em 19 de setembro a Desportiva que já havia aplicado 4x1 no Castelo em plena casa rival, causaria estrago ainda maior no Eng Araripe. Com: Felipe, Kelvin, Willyan, Tony e Tatá; Thiago, Tabata (Dinda), Ivan (Victor Hugo), Erivélton (Madisson) e Léo Oliveira; Júlio César. Severos Vevé de treinador.  O atropelo começou logo aos 4 minutos com Júlio César aos 04 minutos, seguiu com Kelvin aos 12 minutos, Ivan aos 39 e  Léo Oliveira aos 43 abrindo 4x0 Tiva. No 2º tempo Dinda logo a 1 minuto deu números finais ao placar em 5x0 Tiva, que poderia ter aplicado 7...8...9x0 tranquilamente que não seria exagero pelo volume de jogo.


Linhares 0x5 Desportiva 2022
A vítima preferida na competição, o Linhares já foi goleado em Cariacica, Rio Bananal, e em 2022 em Cachoeiro de Itapemirim, a aquipe mandou sua partida no Sumaré, a goleada teve ínício aos 14 minutos com Eltinho batendo falta sem ângulo, aos 26 Anderson Silva de pênalti fez 2x0, aos 32 Morotó começou desenhar mais uma goleada grená, aos 35 Rafael Olioza fez 4x0 e Kendy fez aos 4x1 fez 5x0 Tova em um primeiro tempo arrassador, com  a vitória garantida a locomotiva trou o é e ficou memso nos 5x0, perdendo a chance de ultrapassar os 8x1 de 2019.



Linhares 2x6 Desportiva 2013
Esta partida ocorrida em Rio Bananal no Estádio Virgilio Grassi foi recheada de momentos de emoção, principalmente para Gabriel Buru que aos 04 inaugurou o placar, Léo Oliveira aos 26 minutos ampliou para 2x0 deixando a torcida grená e a família de Gabriel que estava no estádio só alegria. Mas aos 33 Leonardo e aos 44 Vagner empataram para o Linhares em um apagão geral da locomotiva. Veio 2º tempo e um turbilhão de emoções, a Desportiva não se encontrava em campo e não conseguia finalizar com perigo, então Paulo Marcos coloca Evandro em campo e as coisas mudam, com sua velocidade ele abre os espaços e desorganiza a defesa linharense, Gabriel Buru aos 21 minutos e aos 23 recolocam a Tiva de volta na frente e ele Evandro aos 25 minutos e aos 37 anota duas vezes colocando 6x2 Tiva no placar. Fomos a campo com: Felipe, Anderson Sorriso,David, Mayko Jhordan,Tony (Evandro),Tatá(Rai), Gilmar, Flávio Santos, Léo Oliveira(Pablo), Gabriel Buru.


Sport 0x6 Desportiva 2017
No dia 17 de setembro no Estádio Estadual Kleber Andrade Desportiva e Sport se encaram no returno da 1ª fase, o Sport já havia apanhado de 4x2 no turno mas agora buscava uma redenção, redenção que começou a ruir com 02 minutos de partida quando Edinho fez 1x0, o Sport se segurou até os 31 minutos quando  Madison fez 2x0, Rodrigo Lacraia aos 40 transformou a vitória em goleada. O 2º tempo começou como o 1º terminou, Edinho aos 03 minutos fez 4x0, Zizu aos 8 minutos de pênalti 5x0 e Diego Neves aos 20 minutos marcou o 6º gol grená. A goleada é a maior do Kleber Andrade após ser comprado e reformado pelo governo do estado. Foram a campo : Edgar,Anderson Sorriso, Rodrigo Lacraia(Jonathan), David e Erick Daltro; Vinícius, Thiago, Zizu(Teco) e Edinho; Madison e Diego Neves(Maranhão). Técnico : Rafael Soriano.



Desportiva 8x1 Linhares 2019
Chegamos ao topo da lista de massacres, 14 de setembro de 2019, Estádio Engenheiro Araripe, a Desportiva vai a campo com: Giovani Perim, Paulinho(Adrien), Lucas Trindade, Leandro Morais, Caetano, Thallyson, Matheus Bidick, Max, Matheus Costa(Yago), Dodô(Hugo), Marcinho. Técnico : Erich Bomfim. Antes de marcar aos 15 com Matheus Bidick, a TIva á havia acertado a trave, teve gol anulado,m perdeu chances claras, era certeza de goleada, Matheus Costa aos 23 minutos de pênalti fez 2x0, Matheus Bidick aos 36 minutos também de pênalti fez 3x0, Lucas Trindade aos 46 minutos fez 4x0, não percam a conta, existe um ditado vira 4 8 acaba! Querendo tornar isso realidade Dodô aos 5 marca 5x0, Matheus Costa aos 8 minutos faz 6x0, Matheus Costa aos 19 minutos 7x0 e  Adrien aos 24 minutos marca 8x0 Tiva, Pedro do Linhares aos 38 marca o de honra, placar final Desportiva 8, Linhares 1. Esta é a maior goleada da história da Copa Espírito Santo.



Matéria atualizada em 26/12/2022




6 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog! Muita história bem escrita com muitos detalhes, fotos, realmente muito bacana! Sou de São Paulo capital, sou do bairro de São João Clímaco e um dos craques do meu bairro era um atacante chamado Londrina, segundo o pessoal ele fez história na Desportiva Ferroviária nos anos 80, porém não consigo encontrar quase nada sobre ele. Você poderia me ajudar com qualquer informação sobre o Londrina? Muito grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show, entre em contato com a nossa página no facebook que mando as fotos dele na Desportiva. É só clicar no link escrito Associação Desportiva Ferroviária/Blog e falar conosco.

      Excluir
    2. Obrigado pelo elogio, ficamos muito gratos e felizes

      Excluir
    3. Londrina foi uma dos melhores atacantes do futebol capixaba.

      Excluir