Associação Atlética Colatina é a 4ª equipe que mais enfrentou a Desportiva, ficando atrás apenas de Rio Branco, Vitória e Estrela do Norte.
A equipe foi fundada em 13 de maio de 1978 no Norte capixaba na cidade de Colatina, a sua estreia no futebol profissional foi justamente contra a própria Desportiva em 20 de agosto de 1978 no Justiniano de Melo e Silva em Colatina, o placar foi 0x0, das 74 partidas 35 terminaram sem vencedor, sendo 16 delas com placar de 0x0, no returno no Araripe vitória grená por 2x1.
Justiniano Melo e Silva palco da 1ª partida |
Foram 73 partidas entre Tiva e Cola, em 31 delas a Desportiva venceu, em apenas 08 o Colatina saiu vencedor além dos 34 empates já citados aqui, a Tiva marcou 78 gols contra 43 do rival, 35 positivos de saldo. Apesar de poucas vitórias o Colatina sempre foi um adversário valoroso, grande exemplo é que a Desportiva tem mais jogos decisivos contra o Colatina que contra o Vitória seu segundo maior rival, além de partidas inclusive pela Série A do Brasileiro..
Já em 1978 ocorreram os primeiros confrontos decisivos, as equipes se enfrentaram no Quadrangular Final, 0x0 no Eng Araripe e 2x2 em Colatina, estes dois empates atrapalharam a Desportiva no título pois terminou com 8 pontos contra 9 do Rio Branco.
No ano seguinte um jogo a histórico, a competição foi a nível nacional, na penúltima rodada as equipes se enfrentaram pela Série A do Brasileiro no Justiniano de Melo e Silva, o resultado foi empate em 0x0, placar que deixa a Desportiva praticamente classificada para a fase seguinte, vaga que foi confirmada na vitória por 2x1 sobre Caxias/RS em casa. Alfredo Abraão escalou : Samuel, Edmar, Zé Rios, Suemar, Evandro, Vanderval, Célio, Zuza (Orlando), Dario, Vicente Cruz, Zezinho(Ivanildo) partida em 28 de outubro de 79.
Em 1980 mais jogos decisivos, as equipes se esbarraram várias vezes no estadual, a primeira partida deu Colatina 1x0, no returno a Tiva quem venceu, Dario aos 20 do 1º tempo Cléber aos 04 do 2º tempo construíram a vitória grená.
Na 2ª fase empate em 1x1 em Colatina, gols de Londrina(Des) aos 23 e Volmar(COL) aos 36 do 2º tempo. No returno no Araripe 2x2, gols de Volmar(COL) aos 08, Londrina(Des) aos 17, Flecha(COL) aos 39 do 1º tempo. Édson(Des) aos 36 do 2º tempo.
No Quadrangular Final mais duas partidas, na abertura da fase Tiva venceu por 2x0 largando bem na briga pelo Bicampeonato, no returno em Colatina empate em 1x1.
Em 1981 Colatina conquista sua maior vitória no confronto ao aplicar 3x0 em Colatina, Quincas aos 38 do 1º tempo. Guto aos 05 e Paulo Roberto aos 17 do 2º tempo foram os marcadores dos scores.
No mesmo ano outra decisão, o Colatina saiu comemorando após empate em 1x1 no Araripe venceu por 2x1 em Colatina conquistando a fase, Quincas abriu caminho para o título aos 25 do 1º tempo, quando Délson fez 2x0 aos 08 ficou mais perto da taça, Naldo aos 29 descontou mas não mudou o 2x1.
Na fase seguinte foi a Desportiva que atropelou, venceu por 3x0 e ficou mais perto do título da 2ª fase, no empate em 1x1 contra o próprio Colatina fora, acabou com qualquer chance de título antecipado do Colatina com Naldo marcando 1x0 logo aos 08, Quincas empatou aos 12 da 2ª etapa.
Após derrubar o Rio Branco na final da 2ª fase vem a grande final contra o Colatina, a partida de ida foi no Justiniano, Quincas grande craque do Colatina um dos melhores do estadual foi expulso aos 32 do 2º tempo, e mesmo assim Colatina Ronaldo fez 1x0 Colatina, o time do interior ficava a um empate do título, a Desportiva era obrigada a vencer para ela poder jogar pelo empate na 3ª partida, eram mais de 13 mil grenás apoiando a Tiva o tempo todo, o Colatina se defendia e se retrancava a fim de não sofrer gols e evitar o tricampeonato inédito da Tiva, consegui por mais de 75 minutos até que aos 37 do 2º tempo Naldo fez o gol da vitória grená, agora era o Colatina que era obrigado a vencer e a Desportiva jogaria pelo empate, ele ele veio, confira a ficha técnica do jogo histórico.
Desportiva 0x0 Colatina/ES
Local : Engenheiro Alencar Araripe, Cariacica/ES
Competição: Campeonato Capixaba 1981
Data : 06 de dezembro de 1981
Juiz : Carlos Silva
Renda : Cr$ 2.053.050.00
Público : 13.080
Cartões Amarelos : Vicente paixão(Des) e Sérgio Pinto(Des)
Desportiva : Rogério, Sérgio Pinto, Édson, Celio, Vicente Paixão, Marcos Nunes, Londrina, Paulistinha, Mardoni, Naldo, Marcos Lima(Dario). Técnico : Elci Rodrigues
Colatina/ES : Adílson, Jorge Luís, Osvaldir, Osmar, Belisário, Japonês, Délson, Adválter, Edmílson, Quincas e Expedito Técnico : Ilson Lima.
Jogo do título de 1981 |
Em 1982 mais uma decisão, a final da 1ª fase foi muito equilibrada, na ida empate em 0x0, na volta empate em 1x1, isso obrigou a 3ª partida que só foi decidida nos penais, depois de 0x0 no tempo normal, e 0x0 na prorrogação o Colatina venceu nos pênaltis por 4x2. No Quadrangular Final após vencer por 2x0 a Tiva tirou o Colatina na briga pelo título. Gols Dario logo aos 03 1x0 Tiva, Edmílson aos 30 empatou, e Dario novamente aos 07 do 2º tempo marcou gol da vitória. No 17 de outubro antes das decisões a partida com mais gols, jogando no Eng Araripe a Tiva venceu por 3x2.
Depois de 2 anos sem encontros em fases decisivas a Tiva atropela o Colatina pelo Quadrangular Final em 10 de novembro aplicou a maior goleada do confronto 4x0 no Eng Araripe, Paulistinha logo aos 04, Tiziu aos 37 e Edu aos 43 do 1º tempo e Tião aos 35 do 2º tempo marcaram os tentos grenás.
No returno O "Cola " que vinha com a Tiva atravessada ainda da 1ª fase quando sofreu derrota em casa com gol de Naldo aos 43 do 2º tempo agora vinha com essa goleada também. Colatina tinha a chance e suas mãos, poderia sem vingar pois a Desportiva precisava da vitória para fazer uma final contra o Rio Branco, mas a vingança não veio pois a Tiva venceu por 2x0 e foi rumo ao título de 1984.
Em 86 sem decisões mas a Tiva aplicou outra goleada, agora por 3x0, apenas em 1989 voltaram a se encontrar em fases decisivas, na 2ª rodada do Quadrangular Final o Cola segurou a Tiva em 0x0 no Araripe, na penúltima rodada o Colatina já vinha 21 jogos sem vencer a Desportiva, e tinha não só a chance de quebrar tabu como atrapalhar a Desportiva de conquistar mais um título, mas, não foi o que aconteceu, a Tiva venceu mais uma vez completou 22 jogos sem derrotas e foi rumo a mais um título estadual.
Ficha técnica
Colatina/ES /ES 1x2 Desportiva
Local : Justiniano de Melo e Silva, Colatina/ES
Competição : Campeonato Capixaba 1989
Data : 13 de agosto de 1989
Juiz : Carlos Alberto Valente
Renda : Cr$ 22.447.00
Público : 7.881
Cartões Amarelos : Padua(Col), Garrafa(Col), Marujo(Des)
Colatina/ES : Marcelinho, Humberto, Padua, Arildo, Braguinha, Marcola, Garrafa, Agnaldo, Edmar Macaca, Tinco(Régis) e Amilson. Técnico : Agnaldo Ambrosine
Desportiva : Zé Luís, Mácio Ventura, Jean, Silvério, Adílson, Carlinhos, Fofão, Marujo, Marcelo(Flecha), Paulo Henrique(Marquinhos), Júlio César e Wellington. Técnico : Marcos Nunes
Gols : Wellington(Des) aos 17 e Paulo Henrique(Des) aos 40 do 1º tempo. Garrafa(Col) aos 26 do 2º tempo.
Wellington acaba de faz o 1º gol na vitória por 2x1 |
Ainda em 89 mais dois confrontos marcantes, agora pela Série B do Brasileiro, no turno a Desportiva venceu por 2x0, no returno Colatina deu troco na mesma moeda encerrando a participação das duas equipes na competição.
Em 1990 Colatina melhor ano da história do clube, a equipe chegou ao Triangular Final ao lado de Guarapari e Desportiva, venceu por 1x0 em casa a Desportiva e conquistou o título único de Colatina na Série A contra o Guarapari.
Em 1991 chegou empolgado na Série B tanto que durante 3 rodadas foi líder da chave ao lado da Desportiva, na 5ª rodada o 1º confronto, no Justiniano triunfo grená por 2x1 deixava a Tiva isolada na liderança, na 12ª rodada novo embate, e a Tiva atropelou aplicou 3x0 e praticamente confirmou sua vaga na próxima fase, o Colatina ficou pelo caminho.
No estadual o Colatina conquistou sua última vitória sobre a Desportiva, placar de 3x1, depois disso foram mais 13 partidas sendo 7 vitórias da Tiva. em 95 nova goleada grenás por 3x0. O Colatina já não andava mais bem das pernas e quando entraram em campo no Engenheiro Araripe em 14 de abril de 1996 ninguém poderia imaginar que depois aquela vitória grená por 2 tentos a zero as equipes nunca mais se enfrentariam novamente.
Engenheiro Alencar Araripe palco da última partida entre as equipes |
Desportiva Ferroviária Blog - YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário