Desportiva e Santos de Vila Velha possuem uma ligação muito forte, muitos sabem que o time da Desportiva bicampeão capixaba 1964/1965 teve o time canela verde como base dos seus 11 titulares, a Tiva buscou vários reforços no Santos que tinha no elenco os principais jogadores da sua maior conquista a Taça Cidade de Vitória de 1962, a equipe fundade em 21 de julho de 1921 continua em atividade porém não disputa mais futebol profissional faz décadas, hoje é focada na categoria de base e segue com seu simpático estádio o Manoel Araujo de Oliveira encravado dentro de Aribiri.
Curioso que o Santos na verdade é de Paul, mas sua casa sempre foi em Aribiri onde chegavam de bonde ára jogar, algo impossível nos dias de hoje.
Ao todo foram 14 confrontos entre os dois times, 09 vitórias grenás, 02 empates e 03 vitórias do Santos, a Tiva marcou 28 gols sofrendo 10.
A primeira partida entre as equipes foi histórica para a Desportiva, era a quarta partida de sua história buscando a primeira vitória que teimou em chegar depois de 02 empates e 01 derrota, o time estava "pilhado" e queria muito vencer, isso causava uma afobação e exagero na intenssidade dos atletas nas jogadas, havíamos sofrido 03 expulsões e nesta partida não foi diferente Bento também foi expulso pelo lado grená, que ainda era canarinho, a Desportiva jogou com João, Pereira, Roberto Almeida, Jair, Didite, Alcione, Antelmo(Nanau), Bento, Luizinho, Zé Gordo e Roberto Santos. Técnico : Eloy naquele 25 de agosto de 1963 no Salvador Costa.
Luizinho aos 02 minutos marcou gol para dar tranquilidade, mas ela durou apenas até os 37 minutos quando Tamilton empatou. Mas no dia do Soldado a Tiva não iria se render e lutou até o fim e foi premiada pela luta com gol de Jair aos 25 do 2 º tempo, foi a primeira a vitória da Desportiva, legal que exatos 10 anos depois a Desportiva estreava na 1ª divisão do Brasileiro e também vencia (2x0 Sergipe/SE). No returno Santos se vingou e aplicou 3x1.
Em 1964 já com os reforços vindos do rival a Desportiva goleou por 3x0, na partida seguinte aumentou e aplicou 4x0, Santos volta vencer (1x0), vitória muito importante para quem havia ficado no clube e se sentia renegado ou traído pelos que foram para a Desportiva, Totonho, Earl, Tamilton, Wilson, Bezerra, Silvinho e Diogo todos foram todos para a Desportiva, e a prova de que foi uma ótima escolha é que o time novato foi o bicampeonato estadual de 1964 e 1965 com campanhas assombrosas atropelando quem vinha pela frente conquistando até título invicto.
Mas na partida seguinte as coisas voltam ao normal, já sofre outra goleada por 4x0 novamente, na verdade foram duas goleadas seguidas por 4x0, era um verdadeitro pesadelo para o Santos enfrentar a Desportiva, nesta partida Moreira acabou com a partida fazendo 03 gols em meia hora de jogo, (aos 08, 10 e 30 min) Edson aos 15 do 2º fechou placar.
Em 1966 o único zero a zero, no mesmo ano a partida com mais gols, o Santos conseguiu uma vitória por 3x2 sua última do confronto.
Em 1967 o Santos foi uma das equipes que tentaram parar a locomotiva nas 51 partidas invicta, não conseguiu, perdeu uma por 2x0 (gols de Silvinho e Moreira) e empatou a outra em 1x1 (Silvinho para Desportiva e Gilberto para o Santos).
Em 1972 pela Taça Grande Vitória a Desportiva venceu por 3x1, o que ninguém poderia imaginar que aquele 03 de julho marcaria o último confronto entre as equipes em competições profissionais.
Em 1972 pela Taça Grande Vitória a Desportiva venceu por 3x1, o que ninguém poderia imaginar que aquele 03 de julho marcaria o último confronto entre as equipes em competições profissionais.
Casa do Santos em Aribiri |
A Desportiva que mais impiedosa da história |
O melhor time da história do Santos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário