Translate

10 de dezembro de 2023

Desportiva e o título inédito da ACEC 1973

Criada em 12 de março de 1968 a ACEC passou a se chamar Associação de Profissionais da Imprensa Esportiva Capixaba em 2016.


Em 1973 a Associação dos Crosnistas Esportivos Capixaba ACEC organizou um torneio com a participação de Desportiva, Rio Branco, Vitória e Ferroviária de João Neiva, a abertura foi em 14 de janeiro de 1973 no Estádio Engenheiro Araripe com placar de 0x0 entre Desportiva e Ferroviária.

Sua segunda partida foi contra o Vitória em 04 de fevereiro no Estádio Governador Bley, novo empate agora em 1x1, Firmino fez 1x0 para os rivais logo aos 06 minutos de partida com Sérgio empatando para a Tiva aos 26 ainda no 1º tempo, mesmo pressionando muito na 2ª etapa por ter um jogador a mais a Desportiva não furou a retranca do Vitória.

Na 3ª rodada em 18 de fevereiro o clássico contra Rio Branco. A Tiva saiu atrás do placar sofrendo gol aos 12 minutos com Rogério ainda 1ª etapa deixando o caminho mais difícil, mas buscou empate com Sérgio aos 35 do 2º tempo, este gol causou uma enorme confusão que terminou com Adílson do Rio Branco expulso por reclamação.

Desportiva foi escalada com: George, Marcos, Elci, Juci, Adalberto, Pinduca Sérgio, Noquinha, Elísio(Batista), Carlinhos e Téo.

Chegava ao final a 1ª fase da competição com todas as equipes empatadas em número de pontos, todos os 4 times com 03 pontos, sendo assim a ACEC então decidiu ter uma rodada semi final para decidir os dois finalistas.
Em 11 de março Desportiva e Ferroviária faziam uma partida emocionante no
Estádio Governador Bley em Vitória.
A Ferroviária fez 1x0 aos 19 minutos de partida, mas a Desportiva virou a partida ainda na 1ª etapa com Noquinha aos 32, e Sergio aos 37 e aos 39 deixando a locomotiva grená com 3x1 no placar frente a locomotiva alvinegra, mas antes do apito final na 1ª etapa  Adão descontou aos 42 minutos deixando a Ferroviária descer viva para o vestiário. No 2º tempo Antônio Pedro empatou em 3x3, tudo isso sobre os olhares do Vitória que havia derrotado Rio Branco por 1x0 na preliminar e estava garantido na final. A Desportiva não se abateu depois do empate e empurrou a Ferroviária para seu campo de desesa, o time de João Neiva que agora buscava o contra ataque comelou fazer muitas faltas, em uma delas perdeu Antônio Pedro expulso aos 39, isso custou caro quando  Carlinhos aos 42 marcou o gol da vitória grená, depois também foi expulso, mas fim de papo, Desportiva 4x3 classificada para final.
Desportiva: George; Marcos. Elci. Juci e Adalberto; Pinduca. Noquinha(Carlinhos) e Sergio; Elisio. Dico e Deo(Batista).

Desportiva campeã capixaba de 1972


18 de março a grande final disputada no Governador Bley, Vitória, Osiris Pizzol apitou para uma renda de  Cr$ 17.030,00 e 2.570 pagantes.
O clássico colocava frente a frente os atuais melhores times do estado, de um lado Vitoria campeão da Taça Cidade de Vitória do outro a Desportiva campeã Capixaba.
A Desportiva jogou com: George; Marcos. Elci, Julci e Adalberto; Pinduca e Sergio; Noquinha, Elisio, Tico (Batista) e Carlinhos(Deo).
Vitória jogou com Azevedo; Mota, Edilson, Ademir e Campeão (Raimundo); Volmar e Evandro; Marcos, Morango, Jorginho e Firmino.
A partida foi equilibrada, com os dois times buscando a taça, mas quem conqistou memso foi a Tiva, Deo aos 30 minutos do 2º tempo anotou o gol que deu o título do Torneio Associação de Cronistas Esportivos Capixabas de 1973 para a Desportiva Ferroviária apenas 3 meses depois de levantar a taça de campeã Capixaba 1972!

Do time que derrotou o Atlético/MG no Brasileiro de 73 vários estavam neste  título da ACEC

Na primeira vitória e Campeonatos Brasileiros também. 

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário