Translate

8 de junho de 2011

Desportiva na Copa São Paulo

É da Desportiva Ferroviária a melhor campanha de um capixaba na Copa São Paulo de Juniores, em 1998 a Desportiva chamou atenção do Brasil ao passar de fase eliminar simplesmente o maior campeão da competição parando apenas no Inter-RS na prorrogação depois de muito esforço dos rivais para vencer. Mas antes disso Tiva também fez uma  grande participação na competição, logo na sua primeira participação em 1985 chegamos a segunda fase, lembrando que até 1985 o Espírito Santo e vários outros estados nem participavam desta competição, que que tinha seus participantes escolhidos apenas nos estados de SP, RJ, MG, PR, SC, RS, BA, PE e GO, e de 1985 até o final dos anos 90 alguns estados eram convidados a participar, por tanto o Espírito Santo ficou vários anos em jogar esta competição, ainda mais que as duas federações estaduais andaram tendo uns desentendimentos até rompendo relações.

Relato bem clubista do Jornal  Tribuna de SP sobre a partida

Mesmo caindo no grupo C  que era muito forte no ano de 1985 com São Paulo-SP, Flamengo-RJ e Capivariano-SP, passamos de fase...

A 1ª rodada jogada em 6 de janeiro perdemos de 3x1 para  São Paulo-SP, na outra partida o Flamengo derrotou o Capivariano também por 3x1, nada que desanimasse os grenás...
Na segunda rodada 2 dias depois o São Paulo se classificou ao derrotar o Capivariano por 2x1,uma derrota nos desclassificava em um dos  grupos mais fortes da Copinha de 1985, porém a garotada grená surpreendeu e venceu o tradicional Flamengo por 1x0 e embolou tudo no grupo, chegava São Paulo com 4 pontos, Desportiva e Flamengo com 2 pontos e Capivariano com 0...
Na ultima rodada tudo que a Tiva precisava era  de uma vitória diante do já eliminado Capivariano já que São Paulo e Flamengo empataram um 1x1, e só a vitória nos classificava e ela veio um simples 1x0 em 10 de janeiro  foi o bastante Desportiva na próxima fase eliminando o Flamengo...
Desportiva x Santos-SP em 1985

Oitavas de Final

Enfrentamos o Santos-SP em 12 de janeiro, que veio do grupo A contra América-RJ(3x1), Bayern-ALE(4x0) e Pinheiros-SP(1x0), o time santista veio 100% vencendo os 3 jogos na 1ª fase, e no embalo da equipe santista que foi a 4ª colocada na classificação final   não deu pra Tiva placar final Santos 2x0 na Desportiva.


A melhor campanha em 1998

Vários destaques desta equipe que era comandada pelo técnico Arnaldo Traspadini e pelo professor Herbert Albert, uns deles eram Douglas, Juninho, Eldio, Caniggia, Evandro, Evaldo, Klifton, Bruno, Filipe e Jaílson que sempre marcavam seus gols, na preparação para esta disputa nossa equipe já mostrava que seria um grande obstáculo e daria muito trabalho para os adversários, fomos atropelando todo mundo pelo caminho e isso tudo mesmo "perdendo" jogadores para o profissional como foi com Klifton. A baixo algumas vitórias da bela preparação grená. 

19 outubro  1997 

Local : Gil Bernardes
Tupy Vila Velha-ES 0x5 Desportiva  
Gols : Douglas (2), Eldio, Rodrigão e João Francisco 
Eldio













26 outubro 1997

Local : Engenheiro Araripe
Desportiva 6x0 São Geraldo da Serra-ES
Gols : Juninho (3), Douglas, Didinho e Klifton
Klifton























01 de novembro 1997
Local : Engenheiro Araripe
Desportiva 5x0 CEUB-ES
Gols : Douglas (3), Cris e Klifton
Douglas























09 de novembro 1997
Local : Timbuí
Cruzeiro Fundão-ES 0x2 Desportiva 
Evandro e Evaldo
Evaldo























16 de novembro 1997
Local : Engenheiro Araripe
Desportiva 6x3 Flamengo de Itarana-ES
Douglas (3), Didinho, Jailson e Caniggia
Didinho























23 de novembro  1997
Local : Guaraná
Seleção de Aracruz-ES  0x2 Desportiva
Filipe e Caniggia

27 de novembro 1997
Local : Engenheiro Araripe
Desportiva 3x1 Flamengo-RJ 
Bruno, Filipe e Caniggia
Bruno
















                                            



07 de dezembro 1997
Local : Barra do Riacho
Riachuelo-ES 1x1 Desportiva 
Caniggia
Caniggia



Desportiva Ferroviária 3x1 Flamengo-RJ dia 27 de Novembro de 1997 
entregas de faixas do hexa campeonato 1992 a 1997.

1ª fase
Finalmente chegou a hora de disputar a Copa São Paulo de 1998, e  mostrar a todos a força da base grená,  a nossa melhor campanha só foi possível devido a grande preparação da Tiva, além do mais vínhamos do hexacampeonato estadual consecutivo 1992, 1993,  1994, 1995,1 996 e 1997.

Na competição fomos para o  grupo I , juntamente com  Vasco-RJ, Paraná-PR e União Agrícola Barbarense-SP na cidade de Santa Barbara do Oeste. A primeira rodada derrota para os cariocas por 2x0 no dia 4 de Janeiro não abateu nossa garotada, na outra partida o União Barbarense venceu o Paraná por 2x1.
Na segunda rodada dia 7 de Janeiro enquanto o Vasco praticamente garantia a sua vaga vencendo o União Barbarense por 3x0 a nossa Desportiva ganhava vida vencendo o Paraná por 3x1, indo assim  para a ultima rodada decidindo a vaga contra os donos da casa.
Para se classificar era preciso vencer afinal só se classificariam os melhores segundos colocados para a segunda fase, enquanto o Vasco venceu o Paraná por 2x1 e Desportiva Ferroviária derrotou o União Barbarense por 1x0 e avançava de fase no dia 11 de Janeiro. Para se ter ideia como estava difícil passar de fase nesta competição times como Atlético/MG, Coritiba/PR, Bahia/BA, Santa Cruz/PE, São Paulo/SP, Botafogo/RJ ,Palmeiras/SP ,Grêmio/RS, Sport/PE e Guarani/SP sequer passaram de fase...

2ª Fase

Atletas da Desportiva comemoram na vitória contra o Corinthians

Fomos para o mata mata no dia 14 de Janeiro um dia inesquecível , nosso adversário foi simplesmente o maior campeão desse torneio, o Corinthians Paulista, mas quem disse que isso importou alguma coisa para os garotos da Desportiva Ferroviária, diante de um estádio lotado que não intimidou nem um pouco os grenás a Tiva venceu a partida no estádio do Nacional-SP por 1x0 e que calaram a boca de todo mundo que dizia que o time paulista atropelaria o capixaba...Um detalhe sórdido foi que na comemoração os jogadores da Tiva ficaram comemorando no alambrado e levaram várias cusparadas dos torcedores adversários irados com a comemoração.




Destaque a classificação da Desportiva


Nas quartas de finais dia 18 de janeiro veio um Internacional de Porto Alegre, me lembro bem dessa partida sendo transmitida para todo o Brasil pela Bandeirantes em um domingo de manhã, foi um  jogaço, com a Desportiva jogando de igual para igual contra o Inter, mas por uma dessas histórias do futebol, o Inter marcou na prorrogação vencendo pela diferença mínima de 1x0...o mesmo Inter que seria o campeão dessa taça São Paulo 1998... A grande  ironia do destino foi levar o gol de um jogador que havia sido dispensado na preparação da mesma Taça SP pela mesma Desportiva, Donizete havia sido dispensado do grupo e seu empresário o levou para o Inter-RS peças que só o futebol pode pregar veio do banco na prorrogação e decidiu contra seu ex-clube...

A queda contra Inter que era base da Seleção Brasileira Sub-20 na época.

O time de 1998

Em outra participação, 2003 um dado curioso, fomos eliminados do grupo N invictos nesta edição, após 3 empates, 1x1 com o  Barueri-SP dia 5, 2x2 com o Cruzeiro-MG dia 8 e 3x3 com o Juventude-RS dia 3, a Desportiva terminou com 3 pontos 2 atrás do clube mineiro líder da chave. 

No empate contra Cruzeiro em 2x2 a Desportiva perdia por 2x0 até os 36 do 2º tempo quando teve forçar para buscar o empate heroico.

2004 jogando no grupo D em São Carlos, encaramos Sãocarlense-SP, Palmeiras-SP e Barra do Garça-MT, na estreia derrotamos os donos da casa Sãocarlense por 2x0 em  04 de janeiro.
Na segunda rodada fomos derrotados pelo Palmeiras por 4x2 em 07 de janeiro.

E na parte na partida final da 1ª fase goleamos o Barra do Garça por 5x0 em   11 de janeiro, esta é nossa maior goleada nesta competição, pena que neste ano apenas o líder avançava.

Outras campanhas levantadas pelo blog...

1996
 Desportiva 0x1 Botafogo-RJ     07 de janeiro
 Desportiva 0x3 Atlético-MG      10 de janeiro 
 Desportiva 2x4 Atlético-GO      13 de janeiro                                          
Desportiva na partida contra o Atlético-MG em 1996


1999

Desportiva 1x3 Internacional-RS *  06 de janeiro
Desportiva 2x0 Santos-CE              09 de janeiro
Desportiva 2x4 Botafogo-RJ           13 de janeiro
 * reedição das quartas de final  de 1998
Internacional  3x1 Desportiva


2010
Nacional-SP 1x1 Desportiva  03 de janeiro
Desportiva 3x5 Botafogo-RJ  06 de janeiro
Piauí-PI 6x4 Desportiva                     10 de janeiro

2012
Juventus-SP 6x0 Desportiva                04 de janeiro
Corinthians-SP 2x0 Desportiva            07 de janeiro
Desportiva 0x2 Santos-PB                   10 de janeiro

2015

Desportiva 1x3 Palmeiras-SP                     05 de janeiro
Desportiva 0x2 Internacional Limeira-SP 07 de janeiro
Desportiva 2x3 Mucurici-AL                     09 de janeiro

2016

Desportiva 2x2 Grêmio-RS             02 de janeiro
Heron 2 gols
Desportiva 2x3 Ituano-SP                04 de janeiro
Heron e Gabriel Vargas
Desportiva 2x1 Santos-AP               06 de janeiro
Lucas Valim e Gabriel Vargas
Em 2016 vale destacar o ótimo desempenho da equipe, seguramos o Grêmio jogamos de igual para igual, voltamos a vencer após várias partidas, e não nos classificamos por detalhes.

Desportiva 2x2 Grêmio

Desportiva x Santos-AP a partida que enfim terminamos com a vitória



Em 2019 a Tiva chegou sem falsa modéstia para se destacar, foram mais de 02 meses de preparação, a equipe comandada pelo ex-jogador Marcelo Aguiar, chegava para fazer história, a chave teria Novorizontino e União Barbarense dos nos da casa além do forte Vitória/BA, foi justamente o clube baiano rival da estreia, em baixo de muita chuva a Desportiva foi inteligente, soube sofrer e principalmente soube jogar, e venceu por 2x1, ainda na primeira etapa Geovani e Iago abriam 2x0 Tiva, o rival só foi descontar de pênalti aos 43 do 2º tempo.
Na 2ª rodada adversário que nos trás ótimas memórias, o União Barbarense que em 1998 foi o time derrotado na partida que nos deu a vaga para o mata mata, e em caso de vitória ficaríamos muito próximos da vaga. A Desportiva foi a campo com: Augusto; Gabriel, Geovani, Rafael e Dodô; Amaral (Reynaldo), Veltinho, Hugo e Zé Carlos (Buá); Iago (Carlinhos) e Erick (Enzo). Gabriel aos 44 do 1º tempo e Buá aos 30 do 2º tempo deram a vitória a Tiva por 2x0 e com isso a classificação antecipada para a fase final. 
Na última rodada já classificada a garotada grená seguia fazendo história, a vítima agora foi o Novorizontino, uma vitória garantiria pela primeira vez um clube capixaba com 100%
 de aproveitamento na competição, e a Tiva foi em busca disso, aos 21 do 1º tempo Buá abre caminho para vitória, aos 14 do 2º Hugo aumenta a vantagem nos colocando no degrau mais alto da Chave 14, o gol sofrido aos 51 do 2º tempo não fez diferença e a Tiva escrevia mais uma página em sua história, era a nossa 4ª vitória seguida da Tiva somando os 2x1 no Santos/AP na participação anterior, recorde entre os capixabas, além da liderança 100%.

No mata mata infelizmente parou no Galvez/AC, a equipe foi superior em campo mas em um contra ataque aos 35 do 2º tempo acabou se despedindo da competição, mas mostrou uma competitividade só vista em 1998 marcando história novamente.  Um grande detalhe que não pode passar batido que engrandece ainda mais nosso feito é que, na reta final da 1ª fase para o mata mata oito jogadores e quatro integrantes da comissão técnica da Desportiva Ferroviária, inclusive o técnico Marcelo Aguiar apresentaram sintomas de vômitos, diarreia e dores no corpo. Todos tiveram que ser internados em dois hospitais da região de Santa Barbara do Oeste.
Desportiva que entrou em campo para a classificação antecipada nos 2x0 sobre União Barbarense

São 37 Jogos, 12 vitórias, 05 empates, 20 derrotas,  20 gols marcados contra 73 sofridos...Em 2013 a Desportiva que disputou foi a Capixaba onde já havia terminado a parceria Ferroviária e Capixaba S/A, e as duas não tinha mais vinculo, portanto as 3 derrotas não entram nesta lista.



Desportiva 3x1 Estrela final do estadual de 1995 (ida)


Desportiva no estádio Sumaré conquistou o estadual de 95 que deu a vaga na Copa SP de 96 após o 0x0 com a vitória por 3x1 na ida deu Tia campeã
Como pode se notar sempre a Desportiva representando e fazendo nossa história fora do Espírito Santo não importando a categoria ou idade...

Atualizado em 04 de março de 2023

Facebook





Nenhum comentário:

Postar um comentário