Translate

7 de setembro de 2011

Desportiva Ferroviária x Nautico/PE quem joga e casa sempre vence...





Por muitas vezes as equipes se encontraram nos brasileiros decidindo inclusive nos pênaltis vaga em mata mata. Pela série A foram 3 encontros todos nos anos 70...
O primeiro foi em 1973 pela primeira fase do brasileiro dia 12 de Setembro no Engº Araripe a vitória foi grená por 1 x 0 gol marcado por Zezinho...Mas o curioso é que antes esta partida já deveria ter acontecido em setembro mas foi paralisada aos 20 minutos de jogo por causa de um temporal que assolada a Grande Vitória, azar do Náutico que vencia por 1x0 mas o regulamento previa que a partida fosse reiniciada 0x0.

Ficha da partida paralisada aos 20 minutos
Data : 12 de setembro de 1973
Juiz: Francisco Pordeus Furtado (CE).
Aux.: Jose Roberto Wright e Bartolomeu Lordelo.
Desportiva: George; Marcos, Juci, Elci e Nelson Souza; Wilson Pereira, Sergio e Laone; Lucinho, Zezinho e Fio Maravilha.
Nautico: Helinho; Borges, Djalma Sales, Sidclei e Cincunegui; Vasconcelos e Joao Paulo; Dedeu, Jorge Mendonca, Edvaldo e Betinho

Ficha da partida reiniciada
Data : 25 de novembro de 1973
Público: 6.943.
Renda: Cr$ 65.250,00 
Juiz :  Anivaldo Seixas Magalhães.
Desportiva: Jorge Reis, Válter, Elci, Juci, Nélson Souza, Wilson Pereira, Baiano, Evandro (Pinduca), Fio (Rogério), Zezinho e Vicente. 
Náutico: Luís Fernando, Borges, Djalma Sales, Sidclei (Miro), Franklin, Divino, Adílson, Vasconcelos (Jorge Mendonça), Betinho, Paraguaio e Elói. Técnico: Marão.
Gol : Zezinho Bugre(Des) aos 10 do 2º tempo. Paulo Pimenta já havia mudado a equipe.

O primeiro a balançar as redes no confronto

Novo encontro foi dia  5 de Dezembro do mesmo ano e novamente em casa deu Desportiva 2x0,gols de Baiano e Zezinho novamente, nessa partida o clima esquentou já estava começando uma rivalidade entre os capixabas e pernambucanos. Evandro do lado grená e Chico e João Paulo pelos pernambucanos fora expulsos..

Em 1975 um dia para se esquecer uma derrota por 4 x 1 dia 5 de outubro em Pernambuco, Jorge Mendonça Pedro Omar, Juca Show e Lima marcaram os tentos da derrota, Edmar descontou para os grenás. 

No ano de 1996 os times se encontram pela segunda fase da série B Náutico está no caminho grená e desta vez  em uma partida de mata mata, no primeiro jogo 20 de outubro os donos da casa vencem por 2x1 levando a vantagem de jogar pelo empate na partida de volta no ES, a Desportiva restava vencer no mínimo por um gol de diferença, o jogo foi tenso muito disputado a equipe grená perdeu muitos gols durante o jogo o que fez muita falta pois o placar final foi 2 x 1 para a equipe capixaba, a vaga então seria decidida nos pênaltis...Os pernambucanos estavam em um dia melhor e venceram por 5 x 4  se classificando e frustrando um Araripe lotado com mais de 17 mil pagantes...Abaixo o vídeo com os melhores lances da partida inclusive a disputa de pênaltis. 

Em 1998 dois encontros ambos pela primeira, fase em PE o Náutico venceu por 1 x 0 dia 2 de Agosto mau sabiam eles o que iria os esperar no confronto no ES dia 6 de Outubro tudo pronto no Araripe para a classificação da Desportiva para a segunda fase do brasileiro da série B, uma simples vitória garantiria a Tiva na segunda fase ou até mesmo um empate, já o Náutico vinha com a corda no pescoço com apenas 8 pontos em 9 partidas precisava dos 3 pontos de qualquer jeito, mas não era só isso que estava em jogo, pois dois anos antes o Náutico desclassificara a Desportiva em disputa de pênaltes era o momento ideal para a vingança e ela veio com um doce sabor, vitória classificação para a segunda fase e rebaixamento do rival para a série C do futebol nacional em 1999...     
Desportiva rebaixa o Náutico em 1998

Em 13 de Setembro de 2000 o ultimo o confronto entre as equipes uma derrota por 1 x 0 pela João Havelange fora de casa.

OS CONFRONTOS
Brasileiro série A 1973
        Desportiva 1x0 Náutico 25 de novembro
 Desportiva 2x0 Náutico 05 de dezembro

Brasileiro série A 1975
 Náutico 4x1 Desportiva 05 de novembro

Brasileiro Série B 1996
 Náutico 2x1 Desportiva 20 de outubro
Desportiva 2x1 Náutico 27 de outubro
nos pênaltis  Desportiva 4x5 Náutico

Brasileiro Série B 1998
 Náutico 1x0 Desportiva 02 de agosto 
 Desportiva 1x0 Náutico 16 de outubro
                                                                     
      Copa João Havelange
2000 Náutico 1x0 Desportiva 19 de setembro



São 8 partidas 4 vitórias e 4 derrotas  8 gols pró e  9 contra. Uma grande curiosidade das partidas entre capixabas e pernambucanos  é que a equipe mandante ou seja o dono da casa sempre vence a partida.













Nenhum comentário:

Postar um comentário