Translate

28 de novembro de 2011

Desportiva Campeonato Capixaba de 1979, o troféu conquistado pela defesa

Parece soar meio estranho mas o título de 1979 foi de grande responsabilidade de onde  menos se espera, da defesa. Em 26 partidas a Desportiva marcou 34 gols e sofreu 11 gols, a média de gols marcados beirando os 0,7 gols por partida enquanto a média sofrida não passava de 0,4, mesmo assim em algumas partidas a Tiva gastou seus cartuchos de gols como na grande goleada frente ao Leão de São Marcos por 8x1, e os 4x0 no Santo Antônio gols de Evandro aos  2 Ivanildo aos 22 e Batalha aos  45 do 1º tempo e no segundo Aldair aos 29.   3x0 no Ordem e Progresso, e 3x0 no Santos. Mas de quebra foram 6 placares 0x0 durante o estadual daquele ano, 12 empates ao todo, na primeira fase que contou  com  11 times se enfrentando em turno e returno se classificando os campeões dos turnos mais os 2 melhores colocados, o Vitória venceu um turno e a Tiva o outro com isso ambos chegaram ao quadrangular final com 1 ponto extra, no quadrangular estavam a Desportiva, Vitória, Rio branco e América de Linhares.
Foto colorida pelo blog usando aplicativos


No 1º turno foram 3 vitórias, 6 empates uma derrota, combinação de resultado que nos deixou em 5º lugar com 12 pontos, os mesmos que Rio branco e Colatina atrás nos critérios de desempate, Veneciano com 13 em 2º  e Vitória com 15 pontos foi o campeão do turno, levando assim 1 ponto de bonificação para o quadrangular final. 
No segundo turno ou a Desportiva conquistava o título ou ficava entre os 2 melhores, e os jogadores entenderam que a equipe precisava melhorar mais, e melhorou, foram 4 vitórias seguidas nos deixando na liderança isolada, nas ultimas 6 partidas 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota, o título do returno foi conquistado na vitória por 1x0 sobre o Rio branco, de quebra tiramos o título do turno das mãos dele, pois eles com 14 pontos jogavam pelo empate já que a Tiva tinha 13 pontos, nos classificamos e ainda levamos 1 ponto extra para a fase seguinte. 

Quadrangular Final
Na abertura do quadrangular final os campeões da 1ª fase se enfrentaram, vitória da Desportiva por 1 a 0 frente ao  Vitória na casa do adversário no Salvador Costa, novo empate com o América em 1x1 dentro do Eng. Araripe que não estava nos planos grená na segunda rodada deixava tudo em aberto. No maior clássico do estado vitória de 1x0 sobre o Rio branco, fechando o 1º turno com 6 pontos 3 a mais que o Rio branco e Vitória que eram os segundos colocados.
O returno começou com  um empate com o Vitória por 1x1 colocou a Desportiva Ferroviária com as mãos na taça mesmo ainda restando duas rodadas, pois na classificação 1º Desportiva Ferroviária 7 pontos, 2º Vitória e América com 4, 4º Rio branco 3, afinal a vitória na época valia 2 e não 3 pontos. 
Na  rodada em que a Tiva sagraria-se campeão capixaba fomos  até Linhares no norte do Espírito Santo para enfrentar o América. No primeiro tempo as coisas não foram boas para nossa equipe grená que terminou sendo derrotada por 1x0, na segunda etapa a locomotiva veio disposta a voltar aos trilhos e desembarcar na estação dos campeões, e Orlando foi o nome do gol do título, ao empatar a partida  fazendo a alegria da torcida grená que foi até Linhares e não se arrependeu , vendo sua equipe se sagrar hepta campeã capixaba, na outra partida Rio branco e Vitória morriam abraçados empatando em 1x1. Já campeão capixaba de 79 a ultima partida contra o Rio Branco de nada valia, a Desportiva só queria comemorar mais esse título e vaga na série A do Brasileiro 1980.



1º Turno
Veneciano 0x0 Desportiva                                          14/abr
Desportiva  8x1 Leão de São Marcos                         25/abr
Desportiva  3x0 Ordem e Progresso                           02/mai
Desportiva  0x0 Vitória/ES                                         06/mai
Desportiva  3x0 Santos  Barra de São Francisco      10/mai
Industrial 1x1 Desportiva                                         13/mai
Desportiva  1x1 Santo Antônio                                  15/mai
Desportiva  0x0 Rio branco                                       20/mai
Colatina 0x0 Desportiva                                           23/mai
América/ES 1x0 Desportiva                                      27/mai

2º Turno
Santo Antônio 0x4 Desportiva                                 03/jun
Desportiva  2x0 Veneciano                                       10/jun
Desportiva  1x0 Colatina                                         13/jun
Desportiva  3x0 Industrial                                      24/jun
Vitória/ES 1x1 Desportiva                                      01/jul
Ordem e Progresso 0x0 Desportiva                        15/jul
Desportiva  2x0 América de Linhares                    22/jul
Leão de São Marcos 1x0 Desportiva                     25/jul
Santos Barra de São Francisco 1x1 Desportiva    29/jul
Vitória/ES 1x1 Desportiva                                      01/jul
Rio branco 0x1 Desportiva                                   05/ago

Quadrangular Final
Vitória/ES 0x1 Desportiva                                     12/ago
Desportiva  1x1 América de Linhares                    15/ago
Rio branco 0x1 Desportiva                                   19/ago
Desportiva  0x0 Vitória/ES                                     22/ago
América de Linhares  1x1 Desportiva                   26/ago
Desportiva  0x2 Rio branco                                   02/set
A campanha 26 partidas, 11 vitórias, 12 empates, 03 derrotas, 34 gols marcados, 11 sofridos, saldo de 23.


Desportiva em Linhares no jogo do título




4 comentários:

  1. Bom dia sou carlos manhaes de padre miguel rio de janeiro a primeira foto é a verdadeira do time campeão,sou vizinho do atacante desse time o matador hélio,sempre torci pela desportiva no espirito santo,fiquem com deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, não estava chegando notificações para mim. Que legal, fico muito contente em saber disso, se caso você tiver contato do0 Hélio para nos mandar ficaremos muito gratos. Fique com Deus, abraço.

      Excluir
  2. Sensacional a matéria... parabéns excelente trabalho...nota 10

    ResponderExcluir