Translate

17 de outubro de 2015

Escudos Desportiva Ferroviária

Associação Desportiva Ferroviária nasceu canarinho, após a fusão de equipes formadas por ferroviários ligados a CVRD Companhia Vale do Rio Doce.
Ferroviário S.C, A.A Cauê, E.C Guarany, A.E Valerio e A.A Vale, equipes formada por trabalharoes ferroviários funcionários da CVRD, que participaram das reuniões que criaram a Desportiva em 17 de junho de 1963.  A equipe começou a ostentar o escudo grená em seu manto oficialmente a partir de 1965! Aqui finalmente uma matéria "desbravando" as mudanças do escudo da locomotiva grená.


A bola que é referência para o nosso escudo


Mas antes de começar o passeio vamos explicar qual significado do escudo da Desportiva Ferroviária. 
No centro do escudo temos uma bola de 12 gomos, modelo muito comum usado nas Copas do Mundo durante as décadas de 30 até 60, em 1950 na Copa no Brasil o modelo era chamado de Duplo-T , que foi a inspiração maior para nosso escudo, no centro desta bola temos um perfil de trilho que na imagem a baixo será mais compreendido por todos. 
Observem no cartão oficial da Copa do Mundo do Brasil de 1950 ao lado a semelhança nos traços da bola e de nosso escudo, a bola de 12 gomos praticamente na mesma posição que se encontra no centro do escudo grená.
  

Aqui uma inédita explicação sobre o escudo da Associação Desportiva Ferroviária/ES

BOA VIAGEM!!!


O primeiro de todos, e o meu preferido!
Nascemos com este desenho. 

Com este escudo a Tiva chegou aos  títulos estaduais de  19651967, Taça Cidade de Vitória 1966 e 1968  e ficou 51 partidas sem perder , além de jogar sua primeira competição nacional (1965 Taça Brasil) e foi nesta competição que a Desportiva Ferroviária mudou  de canarinho para o atual  e tradicional branco e grená, as cores foram homenagem ao vagão dos Trens que faziam a viagem Vitória-Minas!



A partir de 1971 a Tiva passou a usar um escudo bastante diferente do usado na década de 60, o escudo passou a ter um fundo branco com contornos grenás e as letras maiúsculas, com este escudo vieram os títulos estaduais de 1971, 19721974 e 1977 além da  Taça Jones dos Santos Neves 1977. Em 1973 com este escudo a Tiva estreou na 1ª divisão do campeonato brasileiro de futebol.  

Em 1978 nova mudança, as cores do escudo foram invertidas o grená pelo branco,  além de grande mudança no perfil do trilho no centro do escudo, este escudo não perdurou, foi utilizado só no ano de  1978  e acabou retornando na década de 90.



Com este escudo o inédito tricampeonato estadual  1979/1980/1981, e nossa melhor campanha no Brasileiro série A em 1980.



Escudo utilizado na excursão na Ásia em 1981 quando  Desportiva representou oficialmente o Brasil e a empresa Vale.

Em homenagem ao tricampeonato capixaba pela primeira vez em sua história a Desportiva usou estrelas em seu escudo.




No modelo mais modificado visualmente da história do clube conquistamos outro estadual  1984 com modelo minimalista.

Com este modelo já sem as 3 estrelas do tri a Tiva chegou ao título de 1986 e ao título da Taça Grande Vitória 1988, o torneio dos clássicos, Desportiva, Rio Branco, Vitória e Santo Antônio participaram do torneio, sendo assim todas partidas eram clássicos.




Com este escudo uma novidade o círculo central diminuiu dando mais destaque ao nome Desportiva Ferroviária(que sim é grafado desportiva ferroviária com letras minúsculas desde sua criação na década de 60, a explicação é apenas estética). Com ele outro título conquistado 1989.


Um modelo único, inspirado no estilo dos anos 70 com a cor branca predominante principalmente nas camisas titulares.




Este escudo durou 3 anos, e com ele vieram o título estadual de 1992 , a primeira participação na Copa do Brasil, inédito acesso na Série B, além da ultima participação na série A do Brasileiro em 1993.

No retorno do modelo mais lembrado vierem os estaduais de 1994 e 1996, além do 3º lugar na série B do Brasileiro 1994 que deveria no mínimo ser um vice campeonato caso o clube grená não fosse prejudicado por um árbitro comprado pelo Goiás que nem merece ter seu nome escrito aqui! 



Neste escudo a mudança foi no círculo central as arestas laterais ganharam uma pequena "quebra", em 1998 foi o ultimo grande ano da Desportiva em uma competição nacional, onde fomos 3º lugar ficando apenas um empate  do acesso, até hoje somos reconhecidos por vários amantes do futebol  pelo uniforme com listras horizontais brancas e grenás.

Durante este período da transformação em clube empresa a Desportiva passou a se chamar Desportiva Capixaba, seu escudo foi modificado e lhe foi acrescentado o verde da empresa participante da parceria, as conquista foram título estadual de 2000, série B 2007 e a Copa Espírito Santo 2008.

Em 2011 no retorno da Desportiva Ferroviária após ter as cores, nome e escudo modificados devido a parceria de 1999/2010, o escudo ganhou nova mudança, as arestas do círculo central ganharam um arredondamento, antes eram traços retos. Em 2012 conquistamos o estadual série B e a Copa Espírito Santo.

Em 2013 ano que o clube completou 50 anos de fundação um  escudo comemorativo, o 50 ganhou destaque, com ele o título estadual de 2013 e a nossa 1ª vitória na Copa do Brasil.




Em 2014 o escudo voltou ao tradicional já com as mudanças Iimplementadas em 2011.





Escudos das equipes participantes da fusão


O Guarany teve uma participação importantíssima na criação da Desportiva, foi deles o voto que decidiu pelo "sim" da fusão em 1963, antes disso a votação estava rigorosamente empatada.


Cauê era o clube que acabou por coincidência tendo as cores oficiais da Desportiva Ferroviária, as cores do Brasil foram as que agradaram todos os 5 clubes participantes da reunião para a fusão do clube.


A.E Valério nasceu A.E Vale do Rio Doce, mais tarde se tornou Valério por causa do Valério de Minas Gerais, inclusive o escudo  foi inspiração total na sua "criação".


Ferroviário foi a outra equipe se tornar profissional jogando o campeonato capixaba e Taça Cidade de Vitória nos anos 50 e 60.


Dos clubes participantes da fusão  a Associação Atlética Vale foi o único a conquistar título no profissional, a Taça Cidade de Vitória de 1962.

Todas as postagens do blog



Nenhum comentário:

Postar um comentário