Translate

14 de novembro de 2013

Entrevista com China ex-lateral direito da Tiva do timaço de 1992

Ótimo batedor de falta, apoiava muito bem o ataque , cruzamentos perfeitos, batia muito bem na bola e muito guerreiro dentro de campo esse pode ser um resumo bem rápido de China, o Carlos Alberto Gomes Kao Yien, ex-lateral-direito de Desportiva Ferroviária (ES), Linhares (ES) Rio branco (ES) São Bento (SP), Internacional de Limeira (SP), Serra (ES), Portuguesa (SP), Grêmio(RS), Botafogo (RJ) e Ponte Preta (SP) entre outros, como treinador passou por Vila Velhense, Serra e Rio branco todos capixabas...Foi campeão várias vezes, capixaba em 1983 e 1985 pelo Rio branco, 1992 pela Desportiva, 1995 e 1997 pelo Linhares além do grande título de campeão da Copa Conmebol 1993 pelo Botafogo.

Teve bastante destaque onde passou principalmente na Desportiva, Linhares Grêmio e Botafogo onde é ídolo nestas equipes, no Botafogo um feito e tanto ser campeão da Copa Conmebol de 1993...China como é mais conhecido nasceu em 1964 ano que a Desportiva vencia seu primeiro título estadual ao derrotar o Rio branco por 3x2...China nasceu em 3 de Dezembro em Vitória no Espírito Santo... uma coisa que podemos exaltar é o seguinte China vem das categorias de base do nosso maior rival  mas isso não foi uma barreira para se tornar ídolo grená...fez oque se espera de um grande jogador conquistou a torcida com a bola nos pés dentro de campo...


Nesta postagem vamos fazer um bate bola com China e sua relação  com a Tiva, onde jogou em uma das melhores equipes grenás da história, a de 1992 que contava claro  com o próprio China...
Washington, Andrade, Welder, Gérson, Edson Garcia, Morelato e Jorcey entre outros, e consequentemente foi a campeã daquele ano, e também subiu a elite do futebol brasileiro em 1993 ano do ultimo capixaba na série A...

       



===============================================


Vamos ao bate bola:


BLOG:

Como foi sua chegada na Desportiva China?

CHINA:

Foi em  1992 estava no Grêmio e por alguns problemas extra campo pedi pra me mandarem pra cá, especificamente pra Desportiva, pelo time que estavam montando.


BLOG:
A adaptação foi rápida?

CHINA :

excelente até porque estavam todos amigos ali


BLOG:

Qual seu primeiro jogo oficial com a camisa grená se recorda?


CHINA:
Não me recordo amigo mas certo que foi em 92 no estadual.

BLOG:
Lembra do seu 1ª clássico contra o rio branco vestindo a camisa grená?

CHINA:
Lembro, e a historia é legal porque: o rio branco vinha mal no campeonato , fiz uma brincadeira que íamos enterrar o rio branco  no Kleber Andrade, perdemos o jogo por 1x 0 gol do Juninho hoje prefeito de Cariacica a torcida capa preta não me deu trégua kkkkk, mas no returno metemos o ferro neles com direito a caixão e tudo mais kkkk, o nosso presidente na época Sr Edvaldo gostou muito kkkkk.
(na partida pelo returno a Desportiva devolveu a derrota vencendo a partida por 2x0 mandando do início ao fim da partida)


BLOG:
Na campanha de título estadual de 1992, qual foi o momento que mais lhe emocionou?

CHINA:
Foi no jogo de ida da final  que começamos perdendo nossa torcida nos apoiou o jogo todo e viramos o jogo na casa do adversário em Muqui .

 Abaixo os lances da final citada por China onde a Desportiva derrotou o Comercial de Muqui e conquistou aquele estadual de 1992 de forma brilhante. Na ida deu Tiva 2x1.




BLOG:
Como foi jogar com Washington e Andrade? muito aprendizado dois "monstros" do futebol que nos ajudaram muito.

CHINA:
Dois amigos maravilhosos que guardo esta amizade com maior carinho



BLOG:
Ficava  fácil para você cruzar as bolas na área com o Washington para cabecear elas né!?

CHINA:
Era mamão com açúcar! kkkkkk


BLOG:
Oque mais te marcou jogando pela Desportiva?

CHINA:
Nas duas vezes foi o carinho que éramos tratados por todos, mesmo sendo cria do rio branco nunca me faltaram com respeito pelo contrario só me ajudaram.
(China passou  pela Tiva em 1992 e 1998, em ambas a Tiva montou dois belos elencos e foi muito bem na série B do brasileiro)


BLOG:
Qual foi seu primeiro gol como jogador profissional, se recorda?

CHINA:
É forçar muito a memoria do velho, kkkkkkkkkk.

BLOG:

rsrsrsrsrs


BLOG:
Qual os jogadores que mais lhe agradaram dentro de campo?

CHINA:
todos aqueles que não gostavam de perder que dava sua alma em campo por sua equipe.


BLOG:
Qual foi seu melhor(es) treinador(es) durante sua carreira?

CHINA:
Seria injusto  citar só um , Cosme Eduardo, Evaristo de Macedo, Carlos Alberto Torres, Levir Culpi, Dino Sani, Paulinho de Almeida, Jayme de Almeida, Paulo Emílio, Sr Pepe etc....


BLOG:
Alguma coisa na sua carreira faria diferente?

CHINA:
Sim , seria mais profissional  e não fui em algumas equipes.



BLOG:
Sua maior decepção no futebol?

CHINA:
Perder a Copa do Brasil para o Criciúma. (quando jogava pelo Grêmio)


BLOG:
E sua maior alegria?

CHINA:
Meus títulos por todas as equipes que passei.


BLOG:
Pretende voltar a ser treinador algum dia?

CHINA:
Infelizmente não, apesar de amar o futebol.


BLOG:
Oque o futebol te ensinou para a vida fora dos gramados?

CHINA:
Dedicação em tudo que for fazer, ser o melhor sempre dentro de suas limitações , respeito ao seu semelhante.


BLOG:
Sua adaptação fora do estado foi muito rápida, afinal de 1992 campeão capixaba com  a Desportiva para campeão da Conmebol em 1993 com o Botafogo, o intercâmbio maior entre equipes capixabas e equipes de outras regiões contribuiu bastante não foi ?

CHINA:
Indubitavelmente amigo.



BLOG:
Oque você acha que o futebol capixaba tem semelhante ao futebol do RJ, SP e RS onde você jogou?

CHINA:
O jogador capixaba joga em qualquer equipe do Brasil por sua raça a parte técnica é mole.


BLOG:
Você poderia lista uma seleção dos melhores com quem jogou?

CHINA:
Mazaropi, China, João Marcelo , Rogério Pinheiro, Roberto Carlos, Andrade, Zenon, Assis, Índio,Washington, Eder Aleixo

BLOG:
Oque você acha o principal motivo para o futebol capixaba estar nesse estado de coma a pelo menos 12 anos?

CHINA:
É só por as pessoas certas no seu lugar e não um monte de paraquedista que tem por ai, quem é Gustavo Vieira ? pra estar na federação e um monte de diretor de futebol nos clubes que não sabem nada.

BLOG:
Primeiro gradecer muito ao China pela atenção  dispensada aqui para o blog, muito obrigado China e agora o espaço é todo seu, deixe seu recado para a torcida grená que o tem como ídolo e o respeita tanto!

CHINA:
"Gostaria de lhe agradecer por este privilégio e a torcida grená pelo carinho que sempre me dedicou esta da Desportiva Ferroviária, a Desportiva Ferroviária  de verdade, sempre que precisar estarei ao seu dispor, só por vocês sinto saudades do futebol capixaba



Com essas palavras encerro esta postagem com China, ídolo grená. forte braço.


Agora várias fotos da brilhante carreira de China
China pelo União São João de Araras em 1991
Gilmar, Roberto Carlos, China, Fonseca, Henrique e Lino
Agachados: Giba, Odair, César, Glauco e Éder Aleixo.




        

Linhares que foi o campeão capixaba de 1997





                            
Botafogo-RJ em 1993
Toninho, Cecílio, China, Claudio, Ninõ, Rogerinho e Perivaldo.

Agachados: Clei, Sandro, Marcelo Carioca, Erasmo e Moises

.
    



 

Jogo do título de Capixaba da Desportiva de 1992 











Welder, Gerson, Jayme de Almeida e China, 4 feras campeões em 1992




China em aparição em 2013 no programa da Band com    
Sérgio Reis, Neto, Denílson "show" e Paulo Rogério "Tico"

Peñarol x Botafogo no Uruguai em 1993 final da Conmebol partida de ida

Assis, China e Ronaldinho Gaúcho

China campeão brasileiro da série  1988 pela Inter de Limeira/SP





China sendo homenageado junto com vários ex-atletas do Botafogo/RJ




                
China no Grêmio/RS




    
China no amistoso  Desportiva 2x0 Fluminense-RJ 1998

Desportiva x Londrina em 1998



Mesmo sendo cria de nosso maior rival isso não impediu China de ser ídolo da torcida grená

China na véspera da partida final do brasileiro série B de 98,
foi guerreiro jogou correndo risco de agravar ainda mais sua lesão

Mais uma contra o Fluminense/RJ em 1998

China na Portuguesa de Desportos

                 

China em ação Desportiva 2x0 Fluminense/RJ em 1998

Em 21 de agosto de 2015 durante a partida da Desportiva válida pelo Copa Espírito Santo diante do Atlético Itapemirim China participou de uma ação promocional do sócio torcedor da Desportiva, 5 sócios torcedores da Tiva foram escolhidos para participar, entre eles este que vos escreve no blog, cada torcedor teve duas chances e aquele com melhor finalização após passe de China, escolhido pelo próprio levaria uma camisa promocional, e relembrando meu tempo de boleiro consegui levar o prêmio...simplesmente inesquecível essa noite, após 1998  quando entrei com ele em campo no amistoso Desportiva 2x0 Fluminense/RJ, reencontrar China no Engenheiro Araripe e com passe  dele marcar gol de voleio é uma honra.(assista o lance no vídeo abaixo minha participação).


video

A fera entregando a camisa da melhor finalização, alegria enorme.