Translate

18 de abril de 2014

Desportiva x Fluminense-RJ





Desportiva e Fluminense se enfrentaram por 16 oportunidades segundo levantamentos feitos por este blog na FES, internet ,  foram 5 vitórias da Desportiva, 3 empates e 8  derrotas, a Tiva marcou 13 gols e sofreu 22...

O confronto tem uma história bem rica com detalhes interessantes, o Fluminense foi a primeira equipe a enfrentar a Desportiva a noite no Engenheiro Araripe, a inauguração das torres de iluminação ocorreram em 22 de fevereiro de 1967 com vitória grená por 2x0 os gols foram marcados pelo meia  Dennison e o atacante Silvinho decretando a 1ª vitória grená no confronto.



Jaldemir autor do gol da vitória em 1975

Na época da chamada máquina tricolor a Desportiva não se intimidou e os enfrentou de igual para igual duas vezes em 1975 e 1976, em ambas a locomotiva grená saiu de campo com a vitória. Em 1975 a vitória foi por 1x0, o tricolor carioca vinha com , Felix campeão mundial em 1970 com a seleção brasileira, Carlos Alberto, Marco Antônio e Rivelino....Mas quem apareceu mesmo foi Jaldemir autor do gol da vitória grená.  Na década de 70 foram 7 partidas 2 vitórias da Desportiva 2 empates e 3 vitórias carioca.
Elci que jogou a sua despedida em 76
Em 1976 o Fluminense mais uma vez volta ao estado para enfim tentar derrotar a Tiva, a Desportiva vinha de um empate em São Januário com o Vasco em 1x1 e uma derrota para o Flamengo por 3x0 partida esta que o placar não foi nada justo. No embate contra o Fluminense que vinha com um elenco ainda mais forte que no ano anterior...Paulo César Caju, Rivelino, Renato, Carlos Alberto Torres, Pintinho, Dirceu e Dorval eram alguns dos nomes daquele badalado time de 76, mas oque eles mais uma vez não esperavam era uma Desportiva tão atrevida, logo a  minuto de partida Augusto nosso lateral abriu o placar, o time carioca ainda se recuperava do baque quando Orlando marcou o 
2x0 aos 15 minutos de jogo após passe de Valmir, aos 28 Zezinho toca para Orlando que faz o 3º...O Fluminense ficava atônito em levar 3x0 em menos de meia hora de partida, só no segundo tempo conseguiram reagir mas foi tarde a vitória mais uma vez era grená por 3x2 e mais uma vez o poderoso tricolor não conseguia derrotar a Desportiva Ferroviária, mais importante que a vitória foi o fato de esta partida ser a ultima da carreira de Elci, grande zagueiro que jogou mais de 200 partidas pela Tiva conquistando os estaduais de 1971/1972/1974 como jogador e em 1977 já na comissão técnica. Além da Tiva passou por Flamengo, Atlético-MG, Atlético-PR e Democrata de Governador Valadares-MG entre outras.   

A máquina grená que derrotou a máquina tricolor

Os encontros pelo campeonato brasileiro nunca foram bons para a Desportiva, apenas a 1ª partida em 1974 teve um resultado digamos positivo, o  empate em 1x1...Nas outras duas partidas em 1977 e 1980 derrotas, em 1977 os 5x0 foram mais que justos o time não soube se portar em campo e nem o craque Célio conseguiu mostrar seu futebol, e quando Paulo César Colorado foi expulso só facilitou derrota, Rivelino deu show nesta partida jogou uma de suas melhores partidas de sua carreira, seus marcadores nada puderam fazer a não ser observar sua classe.

Em 1980 a primeira e única vez que as equipes jogaram no Maracanã, mesmo com a derrota por 3x1 a Desportiva em momento algum se acovardou mas só foi descontar aos 45 do segundo  tempo com Botelho um dos craques daquele brasileiro... 

Uma partida que levo na memória é a de 1998 quando a Tiva lutava para subir para série A já o Fluminense lutava contra o rebaixamento, Araripe lotou e a Tiva jogou muito nesta partida, China atormentou a defesa tricolor e marcou um dos gols na vitória por 2x0. Oque me marcou foi entrar em campo junto com os jogadores da Desportiva, na época eu jogava na base e joguei a preliminar, foi incrível estádio lotado gritando Tivaaaa! Tivaaaa!, deu para sentir na pele oque os jogadores sentiram várias vezes a força desta torcida grená!!

O ultimo encontro já éramos Desportiva Capixaba, o Fluminense vinha com pompa de timaço e ataque dos sonhos com Fernando Henrique no gol, Thiago Silva na zaga,  Arouca, Cícero (capixaba de Castelo) no meio, na frente Dodô, Washington, Thiago Neves, Leandro Amaral. Todos diziam que a Desportiva seria goleada facilmente, principalmente os rivais capixabas...Futebol é jogado e dentro de campo oque se viu foi uma Desportiva jogando de igual para igual com o "poderoso" Fluminense, se a pontaria de nossos atacantes estivesse mais calibrada a derrota por 2x1 seria diferente...Gilmar, Alex Passos, Alex Gomes, Terceirinho, Zé Augusto, Peter e Cia foram um time muito guerreiro mostrando que se pode jogar de igual para igual contra qualquer equipe basta ter coragem, garra e força de vontade.

Foram coletados informações de 12 confrontos entre as equipes...

22 de fevereiro de 1967 

Amistoso interestadual 
Desportiva 2x0 Fluminense 
gols; Dennison e Silvinho
local;Engenheiro Araripe
Uma das torres de iluminação do Araripe em 2013



31 de agosto de 1968

Amistoso interestadual
Desportiva 0x2 Fluminense
local ; Engenheiro Araripe

31 de agosto de 1969

Amistoso interestadual
Desportiva 0x2 Fluminense
local ; Engenheiro Araripe

21 de fevereiro de 1973

Amistoso interestadual
Desportiva 0x0 Fluminense
local ; Engenheiro Araripe

5 de junho de 1974

Campeonato brasileiro séria A
Desportiva 1x1 Fluminense 
gols; Desportiva Zezinho Bugre aos 25 do 1º tempo;Fluminense Manfrini aos 25 do 2º tempo  
local; Engenheiro Araripe


Desportiva Ferroviária

Desportiva Ferroviária

TECSilvio Pirilo
  • GOLEdalmo
  • DEFJuci
  • DEFElci
  • LATLéo
  • LATBatista
  • MEIRusso
  • MEIEvandro
  • MEISérgio
  • ATAPaulinho
  • ATA
    Zezinho
  • ATA
    Marques
  • ATAJaldemir
Fluminense

Fluminense

TECDuque
  • GOLFélix
  • DEF
    Assis
  • DEF
    Abel Braga
  • DEFBruñel
  • LATCarlos Alberto Torres
  • LATRubens Gálaxe
  • LAT
    Casagrande
  • ATA
    Moacir
  • LATToninho Baiano
  • MEICléber
  • ATAGil
  • ATACafuringa
  • ATAManfrini









        









 4 dezembro de 1974

Amistoso interestadual
Desportiva 0x2 Fluminense
local ; Engenheiro Araripe 




23 de março de 1975 

Amistoso interestadual
Desportiva 1x0 Fluminense
gol ; Jaldemir
local;Engº Araripe







Orlando marcou 2 na vitória de 1976

17 de março de 1976

amistoso interestadual
Desportiva 3x2 Fluminense
Gols;Desportiva Augusto a 1 minuto,Orlando aos 15 e aos 28 do 1º tempo
não foram encontrados dados dos gols do Fluminense
local; Eng Araripe
arbitro; Carlos Alberto Muniz Valente





16 de outubro 1977 

Brasileiro série A
Desportiva 0x5 Fluminense
gols ;Marinho Chagas aos 12 do 1º tempo;Cafuringa aos 9,Gilson Gênio aos 15,Cléber aos 35  e Paulinho aos 40 do 2º tempo
local; Eng Araripe
gols;
arbitro; Dulcídio Wanderley Boschilla







fatídico 5x0





7 de dezembro de 1979

Amistoso interestadual
Desportiva 0x1 Fluminense
Local : Engº Araripe
árbitro : Rubens Veira


11 de abril de 1983

amistoso interestadual 
Desportiva 1x1 Fluminense
local; Eng Araripe


22 de Março de 1980

Brasileiro série A 
Fluminense-RJ 3x1 Desportiva
Gols : Fluminense;Zezé aos 13,Mário Marques aos 17 e Cristovão Borges aos 22  
Desportiva Botelho todos no 2º tempo.
local: Maracanã
arbitro : Romualdo Arpi Filho





01 de julho de 1987

amistoso interestadual
Desportiva 1x0 Fluminense
local: Eng Araripe


18 de junho de 1992

amistoso interestadual 
Desportiva 0x1 Fluminense
loca; Eng Araripe
arbitro; Wilson Marcelino



1º de novembro de 1998

amistoso interestadual
Desportiva 2x0 Fluminense
local;Eng Araripe
árbitro; Wallace Valente
China autor de um dos gols da vitória de 1998 por 2x0



jogo foi pegado com muita disposição dos dois lados




13 de janeiro de 2008

amistoso interestadual