Translate

12 de setembro de 2015

Desportiva Ferroviária campeã brasileira de juniores 1995 Taça Rio








Elenco campeão com troféu da conquista histórica

Em 1995 a Desportiva Ferroviária disputou a Taça Rio, que era o Campeonato Brasileiro de juniores na época,  a campanha foi sensacional, não só chegamos a final como conquistamos o título da competição, essa postagem vai trazer uma competição desconhecida de muitos grenás, até mesmo dos capixabas em geral, é o único título brasileiro do futebol capixaba mesmo que na categoria de base, e é da Tiva. 

O clube que inicialmente era dirigido por João Barone, em janeiro de 1995 foi assumido por Alfredo Abraão, mas Abraão subiu para o profissional pouco tempo depois, ficando a cargo de Nercílio comandar a equipe na competição nacional. Eldio e Miquimba foram os artilheiros da Tiva na competição com 3 gols cada.


1ª fase 

A 1ª fase foi dividida em 12 chaves, nossa chave contou com  Seleção de Quissamã/RJ, Duque de Caxias/RJ e Uberaba/MG, durante a competição as partida foram em Quissamã e Aruama, lembrando que Rio branco e Vitória também jogaram a competição, mas a contrário da Desportiva nossos rivais não foram longe.

Nossa estréia foi com vitória, 1x0 nos donos da casa a Seleção de Quissamã/RJ. Na segunda partida a Tiva perdeu por 1x0 para o Duque de Caxias/RJ. 

Na partida que decidiria nossa vida na competição contra o Uberaba, o vencedor classificava-se o perdedor era eliminado, e a Tiva venceu por 3x2 eletrizante passando para a 2ª fase.

2ª fase

Na segunda fase logo de cara o Flamengo/RJ foi o adversário, o placar não saiu do 0x0 no tempo normal, nem na prorrogação, levando assim a decisão para as penalidades, e lá a Desportiva venceu por 6x5 eliminando os cariocas.

Oitavas de final

Nas oitavas de final outro carioca, o Nova Iguaçu, novamente fomos para os pênaltis, após o 1x1 no tempo normal e 0x0 na prorrogação, a Tiva venceu por 4x2 conquistando a vaga nas quartas final.

Quartas de final

Nesta fase enfim uma classificação sem o sofrimento dos pênaltis, vitória por 2x0 sobre a Seleção de Macaé/RJ nos deu o direito de ir as semi finais.

Semi final

A semi final por incrível que pareça foi a fase "menos" complicada, a Desportiva sobrou em campo, dominou o adversário oque facilitou a vitória com grande futebol dentro das 4 linhas, atropelando o Atlético/GO por 3x0, vaga assegurada na final inédita.
Estádio prefeito Mario Castanho 

Grande final
Chegou  a hora da decisão, Desportiva Ferroviária encarava  o Fluminense/RJ, a partida final que começou às 15 horas  foi emocionante, o primeiro tempo terminou com o Fluminense vencendo por 2x1, nada que desesperasse a equipe grená que sabia muito bem oque fazer em campo, e empatamos na segunda etapa, e o placar no tempo normal ficou em 2x2(gols de Eldio e Miquimba) levando para prorrogação. Na prorrogação a Desportiva se superou e venceu a partida em 3x2 com gol de Eldio conquistando o inédito título da 10ª edição da Taça Rio de 1995!!! 



Campanha do título brasileiro júnior 1995




No Engenheiro Araripe a garotada  dando a volta olímpica

Agradecimento especial ao Eldio, pois sem ele esta postagem não seria possível, com toda educação ele passou praticamente todo material necessário para esta postagem.