Translate

31 de outubro de 2015

Torneio Élcio Álvares 1976


A Desportiva em 1976 conquistou este inédito título, o torneio foi disputado por Desportiva (ES), Rio branco (ES), Americano (RJ) e Fortaleza (CE) em  jogos de ida e volta acontecendo em Cariacica/ES e Campos/RJ, quem pontuasse mais seria declarado o campeão da competição, lembrando que esta competição oficial era disputada por equipes que não conseguiam classificação para a fase final  da série A do brasileiro.

A disputa
Desportiva 0x0 Americano ;10 de novembro 1976; Engenheiro Araripe
Nossa campanha teve início contra um velho conhecido, o Americano de Campos/RJ, o clube fora do Espírito Santo que mais enfrentamos na história 27 partidas, os dois não saíram de um 0x0 no estádio Engenheiro Araripe, a Tiva terminou a partida com 10 pois teve Evandro expulso.

Fortaleza 0x1 Desportiva ; 14 de novembro 1976; Engenheiro Araripe
Na segunda partida os cearenses do Fortaleza, nesta partida vencemos pelo placar mínimo de 1x0 Moreira marcou o gol da vitória logo aos 8 do 1º tempo. Só lembrando que a equipe cearense jogou uma partida em Campos e as outras partidas no Espírito Santo. Nossa escalação foi : Azevedo, Augusto, Edmar, Ari, Celso Alonso, Sergio, Valmir, Paulinho, Moreira e Toninho (Claudio).

Desportiva 2x1 Rio branco ; 17 de novembro 1975; Engenheiro Araripe
3ª rodada o maior clássico do estado, Desportiva e Rio branco que já haviam jogado duas vezes no Brasileiro de 76, com uma vitória para cada lado se enfrentaram no Araripe, a Tiva foi a campo com Azevedo, Augusto, Edmar, Ari, Celso Alonso, Sergio, Valmir, Paulinho, Orlando (Claudio), Moreira e Toninho (Evandro). Rogério fez 1x0 para os rivais aos 39 do 1º tempo, na segunda etapa em 7 minutos veio a virada, Edmar aos 23 empatou e Evandro que voltava de suspensão aos 30 virou. A Tiva virava o 1º turno com 5 pontos, contra 3 do Rio branco e Americano, Fortaleza com apenas 1.

Americano 2x1 Desportiva ; 20 de novembro 1976; Ari de Oliveira No 2º turno fomos até Campos interior do Rio de Janeiro e conhecemos nossa única derrota na competição.

Desportiva 2x1 Fortaleza; 25 de novembro 1976; Engenheiro Araripe
Contra o Fortaleza voltamos a vencer no torneio, escaladados com : Azevedo, Augusto, Edmar, Saúva, Celso Alonso, Sergio, Valmir, Evandro, Zambi (Carlinhos), Moreira e Toninho.A Tiva abriu o placar aos 5 do segundo tempo com Moreira, acabou sofrendo o empate com Dudé aos 14 minutos, aos 44 minutos Moreira fez o gol da vitória, fez o gol que seria o gol do título graças a partida seguinte.

Rio branco 0x0 Desportiva; 28 de novembro; Engenheiro Araripe
Desportiva e Rio branco voltavam a se enfrentar, esta era a 8 partida entre as equipes naquele ano, com duas vitórias para cada lado além de 3 empates. 
Na classificação Desportiva chegava com 7 pontos, contra 6 do Americano e Rio branco, o Fortaleza 1. 
O clássico era uma verdadeira final  a Desportiva vencendo era campeã, o Rio branco precisava vencer e torcer para o Americano não vencer o Fortaleza em Campos, lá isso aconteceu Americano e Fortaleza ficaram no 0x0, de quebra no Araripe com clássico bastante nervoso e pegado que teve Dario e Evandro expulsos pela arbitragem, o placar se repetiu com isso a Desportiva Ferroviária quem sorriu por ultimo e comemorou este título  interestadual, Azevedo, Augusto, Edmar, Saúva, Celso Alonso, Sergio, Carlinhos, Valmir, Cláudio,  Evandro, Moreira foram os campeões .


Desta Desportiva que derrotou o Fluminense/RJ vários foram campeões do torneio

Campanha na competição

10/novembro  Desportiva 0x0 Americano/RJ
14/novembro Desportiva 1x0 Fortaleza/CE
20/novembro Americano/RJ 2x1 Desportiva 
17/novembro Rio branco 1x2 Desportiva 
25/novembro Desportiva  2x1 Fortaleza/CE
28/novembro Desportiva  0x0 Rio branco/ES