Translate

26 de janeiro de 2016

O Polêmico campeonato estadual de 1971 o título pelo Correio

O Estadual de 1971 é sem dúvidas o mais polêmico de todos os campeonato da história desde 1917. Desportiva foi o time campeão dentro de campo, em 15 partidas foram 8 vitórias ,5 empates apenas 1 derrota, 21 gols a favor apenas 5 sofridos.

Durante as primeiras duas rodadas do estadual a Tiva foi até Centro Oeste  jogar o Torneio Integração de Goiás, todas partidas no mês de setembro, dia 12 Desportiva 0x0 Vila Nova-GO, dia 19 Desportiva 0x0 Fluminense-BA e dia 25 Desportiva 0x0 Goiânia-GO), a Desportiva acabou eliminada na 1ª fase devido a um "tal" gol Averaje, inventado de uma hora para outra para beneficiar Goiânia e Vila Nova donos da casa.

De volta ao estadual a locomotiva grená voltou com tudo, goleou o Vitória por 3x0 e 5x0 no Estrela do Norte. Foram mais 8 jogos até a final contra o Rio Branco, desta 8 partidas vencemos 4 empatamos 3 perdemos apenas 1. Outra grande polêmica foi na vitória por 3x1 sobre o Cachoeiro a partida foi paralisada devido invasão do campo por parte dos torcedores de Cachoeiro, ali a briga entre Desportiva e Federação ganhava um capítulo enorme, Eduardo Ribeiro(o criador do hino do clube), criticou duramente a Federação que se omitiu sobre o alambrado caído que não dava segurança ao atletas, Salomão Nader, então presidente da Federação era meramente um turista pois seu mandado estava acabando e o mesmo não havia sido reeleito. Outro capítulo polêmico, na partida do returno o Rio Branco queria que Desportiva e Cachoeiro fosse disputado no interior, a Desportiva respondeu de forma dura, e prometeu vetar o Engenheiro Araripe  para o amistoso deles contra o Fluminense , obrigando o rival a pedir desculpas em público, isto aconteceu, porém outra polêmica, o Cachoeiro sequer foi a capital para esta partida com a Tiva.

Final melhor de 3

Na partida de ida em 19 de janeiro a Desportiva venceu por 1x0 acabando com a vantagem do rival gol de Chiquinho.
Na segunda partida empate em 1x1, Carlinhos marcou o tento grená aos 41 do 2º tempo.



Chegada a hora da grande partida que decidira o campeão estadual de 1971(já era o ano de 1972). Na partida o Rio Branco precisava vencer, a Desportiva bastava o empate, mas ela fez melhor e voltou a vencer o rival pela 3ª vez em 5 jogos neste estadual. Chiquinho foi o nome do gol do título de 1971!

Fim de estadual 1971? não! o que ocorre a seguir mancha o futebol capixaba o Rio Branco que vinha de um tricampeonato, 1968, 1969, 1770. Apelou para o STJD-ES, em um erro da própria federação, ou ato de má fé, ela que havia planejado e elaborara um regulamento, que havia uma lei de transição onde o jogador não poderia ter disputado um torneio nesse semestre que ocorria o estadual( Walter e Nelson Souza jogaram pelo Valério/MG outro clube ligado a CVRD ), foi engavetado pela federação do Espírito Santo não sendo levado a público muito menos aos times. Mas naquele período o grená começou a achar que fora uma falha proposital da federação, que de uma hora para outra esse documento saiu de dentro da federação do estado e foi parar na mesa Rio Branco, sendo o álibi perfeito para remarcar a final...Quase 8 meses depois remarcada uma nova decisão a Desportiva que já havia recebido as faixas de campeã e dado a volta olímpica se recusou a entrar em campo...Com isso o rival foi declarado o campeão daquele ano, esse foi conhecido como o título pelo correio...
trecho do Livro os Trilhos da História(clique e aumente)


Outro registro daquele período é da revista mais respeitada do país Revista Placar

Campanha do verdadeiro campeão de 1971
1ª fase
Ferroviária 0x0 Desportiva 
Desportiva  1x0 América de Linhares
Desportiva  3x0 Vitória

2ª fase 1ª turno
Desportiva  5x0 Estrela do Norte
Vitória 0x0 Desportiva 
Cachoeiro 1x3 Desportiva 
América de Linhares  0x0 Desportiva 
Rio Branco 1x0 Desportiva 

2ª fase 2º turno
Desportiva  2x0 Vitória
Desportiva  1x1 América  de Linhares
Desportiva  1x0 Rio Branco
Estrela do Norte 1x2 Desportiva
Desportiva (W.O) Cachoeiro*

A equipe do Cacheiro não compareceu para disputar a partida, com isso a Desportiva foi a campeã do returno


Finais
Desportiva  1x0 Rio Branco
Rio Branco 1x1 Desportiva 
Rio Branco 0x1 Desportiva  *
* Jogo do título grená genuíno e merecido.
Beto Pretti era o treinador da Tiva, com este seria tetracampeão como treinador da Desportiva pois venceu em 1972, 1980 e 1984, sendo o recordista de conquistas em estaduais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário