Este confronto já passou pelas duas divisões mais importantes do Brasil, capixabas e paulistas estiveram frente a frente em 6 oportunidades, com 4 vitórias grenás a duas da macaca, curioso que jamais houve empate entre os clubes, em todas as partidas o mandante venceu, São 5 gols marcados contra 4 sofridos. Mesma coisa acontece com Desportiva e Náutico/PE onde quem joga em casa sempre vence.
A primeira partida da história aconteceu no Estádio Engenheiro Alencar Araripe em 18 de maio de 1980, esta foi a partida final da duas equipes naquele brasileiro, a melhor campanha da Desportiva na série A encerramos com vitória por 2x1, esta fase colocava 4 equipes jogando em turno único, a tabela foi cruel com a equipe grená que encarou Flamengo e Santos fora de casa, apenas a Ponte foi no Araripe mesmo assim saímos com 3 pontos após esta vitória e um empate em São Paulo com um a menos no contra o Santos.
Na vitória por 2x1 abrimos 2x0 ainda na 1ª etapa com Luís Cláudio aos 21 minutos e Botelho um dos craques do brasileiro de 1980 aos 45 minutos. Parraga logo aos 10 o segundo esboçou uma reação mas parou ali e a Tiva venceu a primeira partida entre as 15 melhores equipes do país.
![]() |
Desportiva 2x1 Ponte Preta |
1985 novamente ela série A novo encontro, desta vez em Campinas, com um a menos no Moisés Lucarelli a Desportiva saiu derrotada por 2x0, Raul que entrou durante a partida no lugar de Jacimar que já tinha amarelo acabou levando vermelho. Curioso é sofrer um gol aos 44 do 1º tempo e outro aos 45 do 2º.
![]() |
Ponte Preta 2x0 Desportiva |
No mesmo ano pelo returno agora no Araripe a Tiva vence novamente, o placar um magro 1x0, a curiosidade é que sempre aconteceram gols depois dos 40 no 1º tempo, neste o gol da vitória grená saiu aos 41 com Paulistinha.
![]() |
Desportiva 1x0 Ponte Preta |
No ano seguinte a Ponte foi até o Eng Araripe para uma partida amistosa, saiu derrotada por 1x0, a Tiva era campeã capixaba contavae com Enéas que aparece na foto a baixo.
Após este amistoso foram mais de 10 anos sem confrontos, voltando acontecer em 1997 pela Brasileiros Série B. Na ida em Campinas a Ponte Preta mereceu a vitória, pressionou bastante e graças a Luís Carlos o 1x0 não foi maior, a Desportiva se retrancou demais, foi sair para atacar apenas depois dos 30 do 2º tempo, e quase empatou acertando a trave duas vezes depois dos 40....Na partida de volta no Eng Araripe a Desportiva precisava vencer a todo custo para manter a chance de classificação, vencemos com gol de Mauro e mantivemos firmes na briga, neste ano a Ponte subiria de divisão juntamente com o América/MG, que acabou nos eliminando no mata mata, lá a Tiva estava enfraquecia sem Tico Mineiro e Rossato ambos vendidos para o Botafogo/RJ.
Depois deste jogo Desportiva Ferroviária e Ponte Preta não voltaram mais a se enfrentar.

As 6 partidas entre as equipes
Desportiva 2x1 Ponte Preta
Brasileiro 1ª divisão 1980
18 de maio
Engenheiro Araripe
Ponte Preta 2x0 Desportiva
Brasileiro 1ª divisão 1985
24 de fevereiro
Moisés Lucarelli
Desportiva 1x0 Ponte Preta
Brasileiro 1ª divisão 1985
7 de abril
Engenheiro Araripe
Desportiva 1x0 Ponte Preta
Amistoso interestadual 1986
24 de agosto
Engenheiro Araripe
Ponte Preta 1x0 Desportiva
Brasileiro 2º divisão 1997
27 de agosto
Moisés Lucarelli
Desportiva 1x0 Ponte Preta
Brasileiro 2º divisão 1997
12 de setembro
Engenheiro Araripe
Nenhum comentário:
Postar um comentário