Translate

23 de maio de 2016

Desportiva Ferroviária Campeão Capixaba 2016 o 100º Campeonato Capixaba

Após mais um ano sem títulos em 2015, a Desportiva se planejou como nunca para 2016, começou se preparar antes mesmo de dezembro, antes de 2015 se encerrar marcou a reapresentação do elenco pós Copa Espírito Santo. Apostou em uma comissão técnica nova, com Erick Bomfim como treinador, Léo Oliveira auxiliar técnico e Fabiano Rossato gerente de futebol, trouxe  Armando Zanata campeão capixaba em 2015 para ser o vice de futebol. Alguns retornos também ocorreram,  Wallace Pessanha preparador físico, David zagueiro, Anderson Sorriso autor do gol do título de 2013 e outros que veremos a seguir no post.

A pré temporada ocorreu em Marataízes no Centro de Treinamento Armando Zanata. Em janeiro a Desportiva teria um amistoso contra o Botafogo/RJ no Kleber Andrade, antes disso derrotou a Seleção de Marataízes por 8x0 e o Real Noroeste por 2x1 em jogos treinos. Em 23 de janeiro encarou o Botafogo, e com dois gols de Willyan de cabeça após escanteios ambos cobrados por Anderson Sorriso a Tiva venceu o Botafogo por 2x1 colocando o time ainda mais favorito na disputa do estadual 2016.

Como no ano anterior a Desportiva jogaria a Chave Sul, em sua companhia, Estrela do Norte, Atlético Itapemirim, Espírito Santo e Doze em turno e returno classificando os 3 melhores para Hexagonal final.

Atlético Itapemirim 1x1 Desportiva
Local : Sumaré
Data : 3 de fevereiro 
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva :  Felipe, Anderson Sorriso, Willyan, Rafael Olioza e Fred (Sidnei), Ivan, Moreira, Jeferson Fernandes e Mateus , Kleuber (Paulo Vitor) e Madison (Rominho) 
Técnico: Erich Bomfim.
A estreia fora de casa terminou com empate em 1x1, o gol da Tiva foi marcado pelo estreante Mateus que pertence a  Sávio Soccer do Sávio revelado pela Desportiva no fim dos anos 80 que foi do Flamengo, Real Madri e Seleção Brasileira. O que ninguém esperava era novamente o clube ser punido por irregularidades, a 2ª vez consecutiva, em 2015 na Copa ES perdeu pontos por escalar Rominho com idade superior a 20 anos sem contrato profissional, em 2016 escalou Dilsinho(na verdade ficou no banco) para esta partida sem seu nome aparecer no BID da CBF(Boletim Informativo Diário), isto nos custou 4 pontos mais o cargo de Willian Santos que era o responsável por olhar o BID, não era possível que novamente o amadorismo colocaria em risco toda uma competição?!


Desportiva 3x0 Doze
Local : Engenheiro Araripe
Data : 13 de fevereiro de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso, Willyan, Rafael Olioza e Tatá, Ivan, Vandinho e Mateus (Sidnei), Edinho (Jefferson Fernandes), Kleuber (Paulo Vitor) e Madison. 
Téc, Erick Bomfim.
Esta partida marcou outro retorno, Edinho conhecido como Ronaldinho do Irã voltava a jogar pela Desportiva após 9 anos, em 2007 ele foi um dos destaques do título Capixaba da Série B. A Tiva goleou por 3x0, gols de Madison aos 29 do 1º tempo, Anderson Sorriso aos 11 e Ivan aos 27 do 2º tempo.


Espírito Santo 0x1 Desportiva
Local : Engenheiro Araripe
data : 16 de fevereiro de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso, David, Willyan e Tatá, Ivan, Vandinho, Jefferson Fernandes (Rominho) e Sidnei, Madison (Edinho) e Kleuber (Paulo Vitor). 
Téc, Erick Bomfim
Espírito Santo era o time da moda, mesmo sem ter torcida, estádio ou tradição botavam uma banca enorme. No jogo a camisa grená venceu com gol de Anderson Sorriso em um golaço de falta aos 2 minutos do 2º tempo.



Desportiva 1x0 Estrela
Local : Engenheiro Araripe
data : 20 de fevereiro de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva: Felipe, Anderson Sorriso, David, Willyan e Tatá, Ivan, Vandinho, Sidnei (Paulo Vitor), Jefferson Fernandes (Rominho) e Edinho, Madison (Mateus). 
Técnico: Erich Bomfim
Em um jogo que só deu Desportiva, o Estrela apenas se defendia e conseguiu chegar em nossa área nem 4 vezes, a individualidade de Edinho resolveu a parada, com gol aos 16 minutos do 2º tempo ele marcou seu primeiro gol após o retorno do Irã. Nesta partida David zagueiro completou 100 jogos com a camisa grená, algo raro de acontecer. Felipe e Thiago volante também possuem mais de  100 jogos pela Desportiva atualmente.


Desportiva 0x0 Espírito Santo
Local : Engenheiro Araripe
data : 24 fevereiro de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva Ferroviária: Felipe, Anderson Sorriso, David, Willyan e Tatá, Ivan, Vandinho, Sidnei (Paulo Vitor) e Jefferson Fernandes (Rominho), Edinho e Madison (Alexandre Acerola). 
Técnico: Erich Bomfim
A partida não foi das melhores, muito culpa da forma de jogar do adversário, sempre esperando a Desportiva e tentando jogar por uma bola, geralmente só saiam para atacar no fim da partida. A partida marcou a reestreia de Alexandre Acerola ao ataque grená.

Desportiva 1x1 Atlético Itapemirim
Local : Engenheiro Araripe
data : 2 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva Ferroviária: Felipe, Anderson Sorriso, David, Willyan e Tatá, Ivan (Thiago), Vandinho, Jefferson Fernandes (Madison) e Sidnei (Alexandre Acerola), Edinho e Paulo Vitor. 
Técnico: Erich Bomfim
Uma peculiaridade deste confronto é que pelo estadual o mandante jamais venceu a partida, e novamente aconteceu de o mandante não vencer, e na verdade a Desportiva empatou aos 43 do 2º tempo com Thiago volante, outro que retornava ao clube.


Doze 0x1 Desportiva
Local : Engenheiro Araripe
Data : 7 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva: Felipe, Ramires, David, Olioza e Vandinho, Ivan, Thiago, Sidnei (Tatá) e Edinho (Rominho), Alexandre Acerola e Paulo Vitor. 
Técnico: Erich Bomfim
Doze deu trabalho marcando de perto nossas jogadas, mas contou muito a falta de pontaria grená que era crônica neste estadual. Mesmo assim vencemos, outro gol de Thiago aos 17 do 2º tempo, ele que voltava mais maduro e mais focado em campo. Esta vitória deixava a Tiva no Hexagonal final.

Estrela 1x2 Desportiva
Local : Sumaré
Data : 13 de fevereiro de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Tatá, Dilsinho, Rafael Olioza, Anderson Sorriso, Moreira, Thiago, Jefferson Fernandes (Kleuber), Edinho, Madison ( Mateus), Rael(Gabriel Vargas). 
Técnico : Erick Bomfim
Estrela que completava 100 anos em 2016 precisava da vitória para se classificar, a Desportiva testava jogadores, mesmo assim acabou vencendo a partida por 2x1 gols de Edinho aos 35 do 1º tempo e Rael que fazia sua estréia aos 35 do 2º. Esta partida valeu a liderança da Desportiva na Chave Sul, isso tudo mesmo com os pontos perdidos no caso Dilsinho e ainda rebaixou o Estrela do Norte no ano de seu centenário, a Desportiva está acostumada estragar centenários, Vitória em 2012, Rio Branco 2013 e Estrela 2016.

Hexagonal Final
Agora era outra competição, tudo começava do zero, eram 6 clubes todos contra todos em turno e returno, a Desportiva teria Espírito Santo, Atlético Itapemirim, Linhares, Real Noroeste e Rio Branco na luta pela vaga na final.

Desportiva 2x0 Linhares
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 18 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso, Willayn, Rafael Olioza, Vandinho, Ivan, Thiago (Moreira), Sidnei (Jefferson Fernandes),  Edinho, Madison (Paulo Vitor) e  Rael. 
Técnico: Erich Bomfim.
Estreamos com pé direito, 2x0 sobre o Linhares gols de Rael aos 2 minutos e Paulo Vitor aos 41 ambos no 2º tempo.


Atlético Itapemirim 1x1 Desportiva
Local : José Olivio Soares
Data : 23 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso, Willyan (David), Rafael Olioza e Vandinho, Ivan, Thiago (Alexandre Acerola), Sidnei e Edinho, Madison (Paulo Vitor) e Rael. 
Técnico: Erich Bomfim 
Era a 4ª partida seguida entre as equipes que terminava em 1x1, mesmo o Atlético jogando em seu Estádio a festa foi grená, Alexandre Acerola empatou aos 49 do 2º tempo com a Tiva jogando no peito e na raça.



Desportiva 1x0 Rio Branco
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 26 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso, Willyan, David e Vandinho, Ivan, Thiago, Sidnei (Jefferson Fernandes) e Edinho, Madison (Paulo Vitor) e Rael (Moreira). 
Técnico: Erich Bomfim
Um pequeno tabu incomodava, eram 4 partidas sem  derrotar o rival, em 2015 foram 3 derrotas 1 empate, mas tabus são feitos para serem quebrados, e diante de um Walter estático Anderson Sorriso marcou o gol da vitória de falta aos 16 do 2º tempo. Esta vitória foi a 12ª partida consecutiva sem derrotas em estadual, 1 em 2015 e 11 em 2016, colocando esta  sequência de 12 partidas entre nossas 20 maiores sequências invictos em estadual.



Espírito Santo 2x1 Desportiva
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 30 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso (Mateus), Willyan, Rafael Olioza e Vandinho, Ivan, Moreira, Sidnei (Alexandre Acerola) e Edinho, Madison (Jefferson Fernandes) e Rael. 
Técnico: Erich Bomfim
Naquelas coisas do futebol, em uma das melhores partidas do time no estadual saímos derrotados por 2x1, em 2 minutos praticamente sofremos dois gols em um apagão coletivo no início do 2º tempo, Alexandre Acerola ainda diminuiu aos 19 mas  a Desportiva perdia sua primeira partida em 2016.


                                               

Real Noroeste 1x0 Desportiva 
Local : José Olímpio da Rocha
Data : 2 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Vandinho, Rafael Olioza, David, Anderson Sorriso, Ivan, Thiago, Jefferson Fernandes, Edinho, Rael e Alexandre Acerola. 
Téc Erick Bomfim
A Desportiva retornava a Águia Branca, palco da classificação heroica em 2015 mas desta vez não deu, o time mostrava uma certa desorganização e grande afobação  na hora de finalizar, isso resultou na 2ª derrota no estadual.


Linhares 1x0 Desportiva 
Local : Joaquim Calmon
Data : 9 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Sorriso, David, Rafael Olioza e Tatá, Moreira, Vandinho, Thiago e Mateus (Alexandre Acerola), Edinho e Kleuber. (Rael) 
Técnico: Fabiano Rossato
Fora do G2 a Desportiva foi até Linhares já com Fabiano Rossato no lugar de Erick Bomfim, a torcida não gostava da mudança, Erick antes invicto em 2016 caia após duas derrotas, a Desportiva definitivamente não estava acostumada perder em 2016 e a nova derrota causou desgastes, que começaram em Águia Branca com troca de empurrões no vestiário após jogadores cobrarem mais  atitude de outros dentro de campo.


Desportiva 3x1 Atlético Itapemirim
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 14 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Tião, Ramires (Ivan), Willyan, Rafael Olioza e Tatá, Vandinho, Thiago e Mateus (Mateus), Edinho,Alexandre Acerola e Rael (Moreira). 
Técnico: Fabiano Rossato.
Aqui a pressão era grande, a vitória era obrigação, e a mística enfim foi quebrada de o dono da casa não vencer pelos estaduais. Edinho aos 16, Rael aos 28 e Alexandre Acerola aos 42 do 2º tempo tempo deram a vitória a Tiva que voltava aos trilhos.




Rio Branco 1x4 Desportiva
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 17 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Ramires, Willyan, Rafael Olioza (David) e Tatá, Vandinho, Thiago e Jefinho (Ivan), Edinho (Mateus), Acerola e Rael Cruel. 
Técnico: Fabiano Rossato.
Veio então o clássico contra o maior rival, uma vitória grená praticamente eliminara eles da disputa, se em 2015 eles marcaram 4 gols e ficaram sem perder 4 jogos para nós, nesta partida a Desportiva devolveu tudo com juros e correção!
Foi um verdadeiro show que começou logo aos 3 minutos, Alexandre Hans zagueiro adversário marcou contra. A torcida nem bem terminava de comemorar aos 6 Edinho fez 2x0 a torcida do rival ainda entrava no Eng Araripe e já estava 2x0 Desportiva com 8 minutos de jogo. Mas o melhor vinha na 1ª etapa, quando aos 8 Alexandre Acerola marcou o 3º gol grená seu primeiro contra o rival transformando em goleada, claramente a equipe tirou o pé, mesmo assim aos 30 minutos David saiu da zaga e marcou o 4º gol, era o se 3º gol com a camisa da Tiva contra este rival, era uma festa. 4x0 Tiva, olé, torcida rival praticamente 80% havia deixado o estádio, nem viram o gol de honra quando a Tiva já se poupava para a partida seguinte.


Espírito Santo 1x1 Desportiva 
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 20 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Ramires, Willyan, David e Tatá, Thiago (Ivan), Vandinho, Jefferson Fernandes (Mateus) e Edinho, Acerola (Paulo Vitor) e Rael. 
Técnico: Fabiano Rossato
A vitória valia a classificação antecipada, mas o fim da partida acabou decepcionando todos os torcedores presentes no estádio ou que acompanhavam pela TV a transmissão ao vivo. Alexandre Acerola marcou o gol que dava a classificação antecipada aos 42 do 1º tempo, mas a Desportiva pecou na marcação e sofreu empate quase no fim do jogo, agora só a vitória classificaria a Tiva contra o Real Noroeste.


Desportiva 2x0 Real Noroeste 
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 23 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Ramires, Willyan, David e Tatá, Thiago, Vandinho, Jefferson Fernandes (Moreira), Edinho, Acerola (Sidnei) e Rael (Madison)
Téc : Fabiano Rossato
O roteiro se repetia, Desportiva x Real Noroeste valendo vaga na final, desta vez a Desportiva jogava em casa, a torcida lotou jogou junto, tudo ficou mais fácil quando logo aos 6 minutos Rael  Cruel marcou 1x0 Tiva, na jogada o Sol foi melhor marcador que a zaga do time merengue tirando sua visão na cabeçada. O primeiro tempo foi todo da Desportiva, não sofreu nenhum chute a gol, Felipe foi mero espectador na partida, mas a segunda etapa fomos acuados nos primeiros 15 minutos, tudo que o Real não jogou na 1ª etapa jogou nestes 15 minutos, uma partida fácil que a gente poderia ter marcado pelo menos 3x0 no 1º tempo se complicava, mas Rossato com a entrada de Sidnei recuperou o  meio campo que havia perdido no início de 2ª etapa e não voltou mais a ser incomodado, tanto que aos  20 Jefferson Fernandes marcou 2x0 sacramentando a vitória e a classificação para a final do estadual número 100.



Espírito Santo 0x1 Desportiva
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 23 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Felipe, Ramires, Willyan, David e Tatá, Vandinho, Thiago, Jefferson Fernandes e Edinho (Sidnei), Acerola (Moreira) e Rael (Madison). Técnico: Fabiano Rossato 
Final inédita entre Desportiva e Espírito Santo, o rival vinha do título da Série B e Copa ES 2015 e buscava seu 1º título estadual, buscava a "tríplice coroa" da mesma forma que a Desportiva fez em 2012/2013,conquistando Estadual série de acesso, Copa ES e Estadual 1ª divisão. A partida foi a mais truncada até aqui nos confrontos entre as equipes neste estadual, poucas chances e a única aproveitada foi pelo lado grená, Ramires lateral da base da Tiva abriu o placar aos 28 minutos do 2º tempo, era a lei do ex no futebol, tem aquela "regra" que ex jogador sempre marca contra seu ex clube, Ramires não foi aproveitado no adversário e marcou seu 1º gol como profissional justamente em cima deles na final. Agora a Tiva jogava pelo empate para conquistar o 18º título estadual.



      

Desportiva 1x0 Espírito Santo
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 07 de maio  de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Ramires, Willyan, David e Tatá, Thiago, Vandinho, Jeffinho e Edinho,(Ivan), Alexandre Acerola (Madison) e Rael (Moreira). 
Técnico: Fabiano Rossato.
A partida de volta foi a mais nervosa em relação ao jogadores dentro de campo, não nervosa em relação a brigar e ter confusões, mas sim em relação a erros de passes e falha nas jogadas de ataque, mas por outro lado taticamente o time se comportava muito bem, esta era a 6ª partida entre as equipes neste estadual, todos se conheciam, mas no 1º tempo quem foi destaque mesmo foi Felipe, nosso guarda metas salvou a Tiva em 3 lances claros de gol em cima de linha, graças principalmente a ele levamos o 0x0 para o intervalo.
A 2º etapa se esperava uma Desportiva mais ofensiva com marcação mais adiantada, porém o panorama do 1º tempo se manteve, o Espírito Santo melhor em campo atacando e buscando mais o jogo, mas não tiveram chances claras como na 1ª etapa. Nós perdemos Vandinho melhor marcador do estadual expulso antes dos 30 minutos, ele matou um contra ataque e levou o 2º amarelo, o primeiro foi após simular um pênalti ainda no 1º tempo. Agora a pressão seria maior com um a menos, Rossato sacou Rael atacante e colocou Moreira volante de marcação em seu lugar, fechando o meio campo reforçando a marcação onde havia perdido Vandinho, para surpresa de todos a Desportiva melhorou muito após perder um jogador, no futebol a maioria das vezes quando se perde um jogador costuma melhorar pela superação e coletividade dos demais em campo, e foi justamente o que ocorreu na partida, tanto que aos 39 minutos Madison que havia entrado no lugar de Alexandre Acerola nitidamente cançado, recebeu na ponta esquerda cortou para diagonal dentro da área e só foi parado com pênalti, o Araripe explodia, o gol a esta altura sacramentaria o título e fim do sofrimento...39 minutos do 2º tempo, Edinho pega a bola...o Ronaldinho do Irã parte para a bola praticamente telegrafando que chutaria no seu lado direito, o goleiro vai no canto certo, mas este tipo de cobrança é impossível de se defender, bola na costura é rede, é o gol do título!!!
O Engenheiro Araripe explodia em festa, Madison que na partida de ida entrava e executava a jogada que resultou no gol de Ramires fazia o mesmo na volta. O Espírito Santo sentia do seu próprio veneno e justamente na final, quando foi mais ofensivo a maior parte do tempo  viu a Desportiva que foi mais cautelosa vencer, a Tiva ainda poderia ter feito mais 2 gols nos contra ataques mas quem se importa a taça era nossa!!!

Foram 20 partidas no estadual de número 100, 12 vitórias, 5 empates, 3 derrotas, 27 gols  a favor, 11 gols contra, saldo de 16. Melhor ataque e melhor defesa.

Artilheiros
5 gols
Edinho e Alexandre Acerola
4 gols 
Rael
3 gols 
Anderson Sorriso

3 Assistências 
Edinho 
Anderson Sorriso.






Campeonato Capixaba 2016

Chave Sul
Atlético Itapemirim 1x1 Desportiva 03/fev
Desportiva 3x0 Doze                        13/fev
Espírito Santo 0x1 Desportiva          17/fev
Desportiva 1x0 Estrela                         20/fev
Desportiva 0x0 Espírito Santo          24/fev
Desportiva 1x1 Atlético Itapemirim 02/mar
Doze 0x1 Desportiva                         07/mar
Estrela 1x2 Desportiva                          13/mar

Hexagonal
Desportiva 2x0 Linhares FC                 18/mar
Atlético Itapemirim 1x1 Desportiva 23/mar
Desportiva 1x0 Rio Branco                 26/mar
Espírito Santo 2x1 Desportiva         30/mar
Real Noroeste 1x0 Desportiva        02/abr
Linhares 1x0 Desportiva                        09/abr
Desportiva 3x1 Atlético Itapemirim 14/abr
Rio Branco 1x4 Desportiva                17/abr
Espírito Santo 1x1 Desportiva        20/abr
Desportiva 2x0 Real Noroeste        23/abr

Final 
Partida de ida
Espírito Santo 0x1 Desportiva 30/abr

Partida de volta
Desportiva 1x0 Espírito Santo 07/mai


A baixo algumas imagens das duas partidas da final







Todos os vídeos da TV Tiva, o canal oficial do clube no Youtube, passe no link e assistas os melhores momentos e gols de todas as partidas da Desportiva desde 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário