Translate

18 de setembro de 2016

Desportiva e a primeira decisão Cara ou Coroa da história do Brasil





   

   




No futebol são conhecidas várias formas para desempatar uma partida eliminatória...pênaltis, escanteios, gols feitos fora, cartões, faltas, prorrogação, gol de ouro. Mas e quando nada disso existia? lá em 1965 para ser mais exato, sabe como foi decidida? no cara ou coroa!

























Associação Desportiva Ferroviária campeã capixaba  e o  Associação Esportiva Eletrovapo campeã estadual fluminense se enfrentaram pela 1ª Fase da Taça Brasil de 1965. Foram 3 partidas até "decidir" o classificado para a 2ª fase.

Na 1ª partida em 18 de julho de 1965 no Caio Martins em Niterói empate em 1x1, Bezerra marcou o 1º gol grená em competições nacionais. O Eletrovapo foi a campo com : João Reis, Estevão, Juvaldo, Bina, Nei, Amaro, Iti, Barbosinha, Fernando Pinto, Pinta e Orlando.
Enquanto a Desportiva com : Jaeder, Vicente, Mateus, Alcione, Earli, Wilson, Arinos, Maurélio, Silvinho, Bezerra e Cunha.

Resultado de imagem para caio martins 1965
Caio Martins década de 50



Na 2ª partida disputada no Estádio Governador Bley empate em 2x2 em 25 de julho. Isso forçou uma 3ª partida a ser disputada novamente no Governador Bley em 27 de julho.
Governador Bley década de 60

Então lá foram Desportiva e Eletrovapo para decidirem o clube classificado. A 
Desportiva foi a campo com :Jaeder; Vicente, Mateus, Alcione, Wilson, Arinos, Maurelio,Diogo, Silvinho, Bezerra e Cunha. O Eletrovapo com : Antoninho; Estevão, Juvaldo, Bina, Ney, Amaro, Ity, Doraci (Barbosinha), Pingo, Fernando Pinto e Orlando. A partida foi apitada por Antônio Viug, e terminou em 0x0 no tempo normal, sendo assim uma prorrogação foi iniciada. Barbosinha fez 1x0 para os visitantes, mas não segurou muito tempo e Cunha deixou tudo igual, fim de prorrogação empate em 1x1, e agora oque fazer? são mais de 300 minutos de capixabas e cariocas se digladiando pela vaga na VII Taça Brasil, Viug decide usar algo trivial para decidir a vaga, o popular "cara ou coroa", chama os dois capitães ao centro do gramado no Governador Bley em Jucutuquara e joga a moeda para cima, Alcione zagueiro grená escolheu cara, e foi uma das melhores escolhas de sua vida pois enfim acaba a baralha entre capixabas e cariocas, a Desportiva Ferroviária vencia a primeira disputa de "cara o coroa" do futebol nacional.


Jornal da época com o registro histórico 
Aqui a Desportiva recebendo espaço em um Jornal carioca que falava do bi campeonato capixaba 64/65

Canal no Youtube