No futebol são conhecidas várias formas para desempatar uma partida eliminatória através das décadas...Saldo de gols, gols marcados fora de casa, pênaltis, escanteios, cartões amarelos e vermelhos, faltas, prorrogação, gol de ouro. Mas e quando nada disso existia? lá em 1965 para ser mais exato, sabe como foi decidida a vaga entre capixabas e cariocas? No cara ou coroa!
Associação Desportiva Ferroviária campeã capixaba e a Associação Esportiva Eletrovapo campeã estadual fluminense se enfrentaram pela 1ª Fase da Taça Brasil de 1965.
Foram 3 partidas até "decidir" o classificado para a 2ª fase. Na 1ª partida em 18 de julho de 1965 no Estádio Caio Martins em Niterói a Desportiva voltou para o Espirito Santo com empate em 1x1 gol de Bezerra aos 25 do 1º tempo, este o 1º gol grená em competições nacionais. Eletrovapo só não perdeu graças ao empate aos 30 do 2º tempo.
O Eletrovapo foi a campo com : João Reis, Estevão, Juvaldo, Bina, Nei, Amaro, Iti, Barbosinha, Fernando Pinto, Pinta e Orlando.
Enquanto a Desportiva foi com : Jaeder, Vicente, Mateus, Alcione, Earli, Wilson, Arino, Maurélio, Silvinho, Bezerra e Cunha.
Estádio Assad Abdalla no Bairro Barreto em Niterói foi o local da partida, antes se achava que havia acontecido no Caio Martins, mas foi no campo da Manufatora o local exato e genuíno. |
Na partida de volta disputada no Estádio Governador Bley empate eletrizante em 2x2 em 25 de julho. Isso forçou uma 3ª partida a ser disputada novamente no Governador Bley em 27 de julho.
Governador Bley década de 60 |
Então lá foram Desportiva e Eletrovapo para decidirem o clube classificado. A
Desportiva foi a campo com : Jaeder ; Vicente, Mateus, Alcione, Wilson, Arino, Maurélio, Diogo, Silvinho, Bezerra e Cunha. O Eletrovapo com : Antoninho; Estevão, Juvaldo, Bina, Ney, Amaro, Ity, Doraci (Barbosinha), Pingo, Fernando Pinto e Orlando. A partida foi apitada por Antônio Viug.
Após os 90 minutos se encerrou no empate em 0x0, sendo assim uma prorrogação foi iniciada. Barbosinha fez 1x0 para os visitantes e colocava eles na fase seguinte, mas não deu muito tempo para comemorar pois Cunha deixou tudo igual, fim de prorrogação empate em 1x1, e agora o que fazer? são mais de 300 minutos de capixabas e cariocas se digladiando pela vaga na próxima fase da VII Taça Brasil. Viug decide usar algo trivial para decidir a vaga, o popular "cara ou coroa", chama os dois capitães ao centro do gramado no Governador Bley em Jucutuquara e joga a moeda para cima, Alcione zagueiro grená escolheu cara, e foi uma das melhores escolhas de sua vida pois enfim acaba a baralha entre capixabas e cariocas, a Desportiva Ferroviária vencia a primeira disputa de "cara o coroa" da história do futebol brasileiro.
Jornal da época com o registro histórico |
Aqui a Desportiva recebendo espaço em um Jornal carioca que falava do bi campeonato capixaba 64/65 Canal no Youtube |
Nenhum comentário:
Postar um comentário