Translate

20 de julho de 2022

Vitórias da Desportiva fora de casa em Campeonatos Brasileiros

Vencer fora de casa em qualquer competição é difícil por vários motivos, clima hostil, campos as vezes em condições ruins, pressão da torcida, arbitragem caseira e donos da casa empolgadas sendo empurrados por sua torcida. E vencer em uma competição de alto nível é mais difícil ainda. Nesta matéria as partidas em que a Desportiva foi um visitante indigesto e saiu de campo com a vitória nas Séries A, B, C e D do Brasileiro.

Na Serie B foi onde o clube mais conquistou triunfos como visitante, foi na Série C  onde a locomotiva grená conquistou sua vitória mais expressiva ao aplicar 6x1 no Villa Nova/MG. Na Série D mesmo com apenas duas participações já possui duas vitórias fora de casa.

Campeonato Brasileiro Série A
A primeira vitória correu na 5ª partida fora, ela foi longe, em uma quarta feira 14 de novembro de  1973 a Desportiva foi até Belém no Pará encarar o Paysandu, e com gols de Pereira aos 10  Zezinho aos 43 ambos no primeiro tempo matou a partida. Fato curioso é que Fio Maravilha então jogando pela Desportiva havia sido dispensado pelo Paysandu anteriormente, mesmo sem marcar ele se sentiu vingado com essa vitória. 
A Desportiva foi a campo assim escalada por Sarcinelli : George, Juci, Elci, Nélson Souza, Marquinhos, Wilson Pereira, Evandro, Baiano, Sérgio, Zezinho Bugre, Fio Maravilha(Déo) e Batista


A segunda vitória quebrou uma sequência de 17 jogos sem vencer como visitante,  em Campos Rio de Janeiro, ela marcou nossa primeira goleada, a Tiva goleou o Americano por 3x0 eliminando o adversário do Brasileiro. 
Valmir aos 32 fez o 2º gol grená ainda na primeira etapa, os outros dois ficaram a cargo de Orlando que aos 11 fez 1x0 e aos 35 do 2º tempo fechou o placar em 08 de novembro de 1975 outra quarta.

Após passar o ano de 1976 sem vencer fora a Desportiva conseguiu vencer duas partidas no mesmo certame. Em 10 de novembro de 1977 foi até o Batistão em Aracaju e goleou o Sergipe sem piedade. Corinto foi o nome da partida marcando 3 vezes, aos 11 e aos 39 do 1º tempo e aos 23 do 2º tempo, Orlando aos 35 fechou o caixão do Sergipe


.
No dia 16 de novembro agora contra o Vitória em Salvador, jogando na Fonte Nova Corinto fez o gol da vitória grená aos 16 do 1º tempo. Esta era nossa 3ª partida no Nordeste seguida sem derrotas.




No ano de 1979 logo na 2ª rodada conquistamos triunfo fora,
 em 26 de Setembro no Estádio Aldo Dapuzzo  derrotamos o São Paulo/RS por 2x1, curioso que todos os gols da partida foram da a Desportiva, foi nossa primeira vitória de virada,  aos 30 do 1º tempo nosso atacante Dario marcou gol contra, o empate aconteceu somente aos 20 do 2º tempo gol de Cacildo, e a virada veio aos 42 do segundo tempo com o mesmo que havia marcado gol contra, gol de Dario, coisas que somente o futebol proporciona, o vilão virar herói na mesma partida.
Com gol de Silvio aos 41 do 1º tempo a Tiva derrotou o Goytacaz por 1x0 em 15 de novembro de 1978, vencendo sua 2ª fora, mês abençoado para vencer fora diga-se de passagem nova vitória. Era nossa 4ª partida fora sem derrota.

Em 1980 voltou a vencer fora, no dia 20 de abril foi até Fortaleza no Ceará encarar o irmão de ferrovias Ferroviário e com gol de Botelho aos 21 minutos do 1º tempo voltou para Cariacica com a vitória, Botelho que foi eleito um dos melhores daquele Brasileiro.


Em 1982 derrota novamente o Vitória em Salvador, a partida ocorreu em 10 de fevereiro em Salvador, a Desportiva deu show, com 02 gols  de Naldo  aos 13 e 34 e Batalha aos 41 do 1º tempo e Dario aos 28 do 2º tempo a Desportiva aplicou 4x2 no time baiano.



Em 1985 estreia fora de casa 3ª rodada já trouxemos resultado positivo, jogando contra Uberlândia que sofreu nos pés de Naldo que fez aos 29 e aos 33 os gols fez os gols do 2x1 para a Tiva. No mesmo ano  beliscamos outro triunfo longe do Espírito Santo, jogando no Ernestão vencemos Joinville por 1x0 gol de Tiziu aos 27 da 2ª etapa . 


Brasileiro Série B foi em mata mata, após 1x1 com Goytacaz dentro do Eng Araripe a Desportiva se superou e com 1 a menos derrotou os mandantes 
em 28 de fevereiro de 1984
no Estádio Godofredo Cruz em Campos do Goytacazes/RJ por 2x0 com renda : Cr$ 2.859.000.00, 1.906 aproximadamente viram  Paulistinha aos 22 do 1º tempo e Amauri aos 33 do 2º tempo anotar os gols da vitória, Nílson Cardoso Bilha/SP expulsou  Alexandre de campo.


Em 1986 a Desportiva volta mostrar que era o pesadelo do Goytacaz do Rio de Janeiro, partida em 10 de setembro mais uma vitória grená, esta  por 2x1.
Em 1989 um confronto caseiro, em 30 de setembro derrotou o Colatina por 2 tentos a 1 no Justiniano de Melo e Silva em Colatina. 
Em 1991 volta enfrentar e derrotar o Colatina pelo mesmo placar de 2x1 no mesmo local, agora em 09 de fevereiro. No mesmo ano derrota o Americano em Campos, 2x1 em 31 de março, Mário Matador aos 33 do 2º tempo marcou o gol da vitória.

Em 1992 no ano do acesso a Desportiva conquistou duas vitórias fora de casa. 1x0 sobre o Taguatinga no Distrito Federal em 23 de fevereiro, e o fantástico 4x3 sobre o Remo em pleno Baenão em 18 de março pelo placar de 4x3 em uma das partidas mais emocionantes de sua história, a Desportiva mesmo com gramado pesado, arbitragem caseira e estádio lotado não se intimidou e sempre esteve a frente do placar. Marcelo Brito fez 1x0 o Remo empatou, Marcelo Brito fez 2x1 e o Remo empatou novamente, Mauro Soares fez 3x2 o Remo chegou ao empate mas Mauro Soares novamente fez o 4º gol sacramentando a vitória grená! 


Em seu retorno a Série B após rápida passagem na Série A a Desportiva venceu 4 partidas pela Série B do Brasileiro. Em 10 de agosto 1x0 sobre CRB em Maceió, em 14 de setembro 2x1 sobre Americano em Campos/RJ, em 09 de outubro 1x0 sobre América de Natal no Estádio Machadão. A vitória mais marcante foi em 23 de outubro contra o Santa Cruz/PE em pleno Arruda algo que nos anos 90 era raro acontecer, os 3x1 da Tiva fez a torcida adversária aplaudir de pé o time grená. Ano que só não conquistamos novo acesso devido arbitragem vendida.


Em 1995 mais 03 vitórias da Tiva como visitante, em 16 de agosto o Santa Cruz recebeu a Desportiva para a revanche e acabou vendo outra vez a locomotiva grená vencer, agora por 2x1. No feriado de 07 de setembro o Democrata em Governador Valadares tentava sua primeira vitória da história contra a Desportiva, são quase 10 jogos sem vencer, no fim, Desportiva 2x1 e manutenção do tabu. 
Em 15 de outubro foi a vez do América perder outra vez para a Tiva no Machadão, os 5x0 aplicados pela Tiva no Eng Araripe quase se repetiu, o placar de 2x0 Tiva ficou barato.

Em 1996 foram apenas 05 jogos  fora de casa, jogando em Aracaju a Desportiva derrotou o Sergipe por 1x3 em 01 de setembro.

Em 1997 apenas uma vitória, mas ela aconteceu em rede nacional, a Desportiva foi até Goiás e venceu o Goiatuba por 1x0 em 31 de agosto com transmissão ao vivo da TV  Bandeirantes, se não me engano Luciano do Vale era quem narrava salvo engano.

Em 1998 naquela campanha memorável quando fomos 3º lugar na Série B a Desportiva não se dava muito bem fora de casa, em casa era quase certo vencer, já fora não, tanto que foram apenas dois triunfos, a primeira delas foi no Estádio do Café diante do Londrina em 30 de agosto placar de 1x0. 
A segunda vitória teve uma importância tremenda na classificação, a Desportiva era obrigada vencer ou estava eliminada da competição, então em 22 de novembro a Tiva foi até Santa Catarina e começou vencendo com gol de China aos 38 do 1º tempo, mas logo a 1 minuto de jogo Lucianinho igualou o placar, as duas equipes se revezavam no ataque, os donos da casa atacavam mais quando Índio aos 22 recolocou a Desportiva na frente, a Tiva precisou se segurar até o fim com um menos pois Giuliano foi expulso

Didinho marca Romildo na partida em SC 

Em 2000 a única vitória fora foi bem longe, 2x1 sobre o Nacional em  Manaus/AM em 30 de agosto.
Em 2001 em sua última participação na Série B até então, a sua vitória fora foi sobre o Bragantino em Bragança Paulista no Estádio Nabi Abi Chedid em 14 de outubro.  João Santos aos 14 do 1º tempo inaugurou o placar para os donos da casa,  Admílson aos 45 ainda na primeira etapa empatou e Gil Baiano aos 13 do 2º tempo anotou o gol da vitória grená.
Edson da Desportiva na vitória em Manaus 


Brasileiro Série C
As primeiras duas partidas foram foram de casa na competição, a primeira delas 2x1 sobre a Cabofriense/RJ em 23 de janeiro de 1988,  e na rodada seguinte uma vitória marcante, 4x1 sobre o Tupi em Juiz de Fora/MG em 26 de outubro.
Em 28 de setembro de 2003 uma vitória histórica, a Desportiva atropelou impiedosamente o Villa Nova no Castor Cifuentes por 6x1. Morelato aos 09 fez o 1º gol capixaba na partida, Kill aos 16 fez 2x0, quando Didi descontou no  minuto seguinte ninguém poderia imaginar   o que viria na 2ª etapa.
Aos 16 Bill fez 3x1, aos 24 Léo Oliveira transformou em goleada marcando 4x1, e não parou por aí, Agnaldo aos 28 e Bill aos 31 fecharam o placar em 6x1 Desportiva, esta que é a maior goleada fora de casa da equipe em competições nacionais. 
Pela Série C foram poucas partidas, apenas 12 fora de casa com 3 vitórias.



Brasileiro Série D
Mesmo disputando apenas duas e vezes a competição a Desportiva já venceu duas fora de casa. Em 10 de junho de 2016 1x0 sobre o Goianésia em Goiás gol de David de pênalti. Na Série D de 2017 em 04 de junho a Desportiva foi até o Rio de Janeiro e derrotou o Bangu por 0x1 em Moça Bonita.







Nenhum comentário:

Postar um comentário